default-header-news
Academia, 02.09.2011
Centro de Computação Gráfica da UMinho cria tecnologia para gestão do tráfego
UMinho
O Centro de Computação Gráfica (CCG) da Universidade do Minho, em conjunto com o Departamento de Electrónica Industrial da mesma instituição, em Guimarães, criou recentemente sensores de tráfego que simulam a visão e a perceção humana. Além de detetarem os veículos na via pública em tempo real, os dispositivos vão identificar as filas de trânsito, o número de viaturas, a atuação dos condutores na sinalização luminosa e transferir ainda os dados para centrais de comando.

O sistema, designado "Lincis Tráfego", assinala os veículos ao longo da via pública através de um conjunto de imagens. Essas imagens são processadas graças a um hardware baseado em microcontroladores de arquitetura ARM e a sequências de algoritmos, para identificar zonas de acumulação de trânsito. "O impacto prático desta tecnologia assenta no aumento das capacidades dos sistemas de controlo de tráfego, no sentido de os tornar dinâmicos e adaptarem-se às condições de tráfego, promovendo o seu descongestionamento", explica Paulo Brito, gestor do projeto.

O dispositivo vai funcionar ininterruptamente, 365 dias por ano, em ambiente exterior e nas mais variadas situações. Esta inovação é uma solução de baixo custo e permite grande flexibilidade na deteção, instalação e manutenção. Desenvolvido expressamente para a empresa Lincis, o projeto conta com a intervenção do domínio de investigação do CCG - Computer Vision, área que explora a ciência e a tecnologia da visão para desenvolvimento de soluções inovadoras nos sectores industriais e de serviços.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Set/2011)

Arquivo de 2011