default-header-news
Academia, 03.08.2011
Associação Europeia de Estudantes de Direito traz primeiro estagiário internacional para uma sociedade em Portugal
UMinho
A Associação Europeia de Estudantes de Direito (ELSA) está a receber o seu primeiro estagiário internacional num escritório de advogados em Portugal. A iniciativa é dinamizada pelo núcleo da Universidade do Minho da ELSA, que conseguiu ''superar as dificuldades'' da conjuntura actual e protocolar o estágio remunerado com a conceituada Sociedade Gama Lobo Xavier e Luís Teixeira Melo, em Guimarães.

O estagiário, Francesco Cimino, é finalista da licenciatura em Direito na Università degli Studi di Roma, na Itália. Chega ao abrigo do programa STEP - Student Trainee Exchange Programme, pouco depois de ter feito o programa Erasmus na Universidade Católica de Lisboa. Na carta motivacional realçou o interesse em conhecer a língua portuguesa como uma oportunidade na construção da carreira, voltada para economias emergentes como o Brasil, a Índia e a China. O estágio vai ainda permitir-lhe compreender a cultura, a lei e a prática forense em Portugal.

A ELSA UMinho considera a vinda de Francesco Cimino como ''uma conquista importante'' para a afirmação externa da instituição. O protocolo estabelecido teve como principal responsável Natacha Ribeiro, finalista de Direito da academia minhota e que foi vários anos vice-presidente do STEP.

O programa STEP permite a alunos e recém-licenciados em Direito adquirirem, durante um a seis meses, experiência internacional em escritórios, tribunais, universidades, bancos e organizações parceiras, como o Conselho da Europa e a Organização das Nações Unidas. Os promotores garantem remuneração e acompanhamento directo do trabalho realizado. A ELSA, acrónimo de European Law Students Association, é a maior organização europeia de estudantes de Direito, com mais de 30.000 membros em 42 países, e está a celebrar 30 anos de existência.

Redacção

(Pub. Jul/2011)

Arquivo de 2011