cartaz-1-termalia
Academia, 06.07.2011
UMinho recebe Encontro Internacional Sobre Águas Termais
UMinho
A Universidade do Minho acolhe esta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8 de Julho, o "Termalia - Encontro Internacional sobre Águas Termais", no campus de Gualtar, em Braga.


O evento pretende definir o estado da arte no que respeita à origem, composição e utilizações das águas termais na sociedade, contando com um painel de especialistas nacionais e estrangeiros. A iniciativa é organizada pelas universidades do Minho e da Corunha e pelas Termas do Gerês.

Vão intervir responsáveis da Direcção-Geral de Energia e Geologia, da Direcção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Recursos Biológicos, do Turismo Porto e Norte de Portugal, de diversas instituições de ensino superior e do meio empresarial, entre outros. Dada a importância do tema na actualidade, o Encontro interessa ao público em geral, particularmente a profissionais do termalismo e da geotermia. Além do claro desenvolvimento do termalismo nos últimos anos, a energia geotérmica assume-se como um relevante complemento energético, mesmo em áreas aparentemente pouco promissoras. No encontro vão ser ainda discutidos aspectos emergentes relacionados com o papel das águas termais na estética e na cosmética, para além da perspectiva histórica sobre a origem das estâncias termais actuais.

Razões da eficiência destas águas estão por identificar

A utilização das águas termais pelo Homem remonta provavelmente à origem da própria humanidade, mas terão sido os romanos e os gregos os povos que mais se dedicaram ao culto deste tipo de águas. Dentre as suas singularidades, a temperatura relativamente elevada que algumas apresentam na emergência não terá passado despercebida às diferentes comunidades que, de forma mais ou menos engenhosa, souberam tirar partido das suas potencialidades. Contudo, é ao nível terapêutico que as águas termais encontram maiores referências na História, chegando a ser consideradas como a única forma de medicina disponível.

Além do inquestionável poder terapêutico, as razões da eficiência destas águas estão ainda longe de serem devidamente identificadas. Este aspecto poderia, por si, justificar a organização de um espaço de debate. No entanto, as potencialidades das águas termais, extravasando largamente o horizonte tradicional da sua acção curativa, reforçam a necessidade de abordar o tema numa perspectiva simultaneamente holística e multidisciplinar, envolvendo áreas como a geologia, a hidrogeologia, a geotermia, a medicina, a história, a estética e a cosmética, entre outras. O site do evento é www.termalia.org.

O programa do Termalia'11 segue em anexo .



Contactos

Prof. Alberto da Silva Lima

Departamento de Ciências da Terra da UMinho

Tel.: 253604035, 965064937 | E-mail: aslima@dct.uminho.pt

(Pub.Jul/2011)

Arquivo de 2011