A cerimónia de abertura do congresso - que é precedido por um seminário para doutorandos nacionais e internacionais - é na terça-feira, às 14h30, no anfiteatro A1 do campus de Gualtar, em Braga, e conta com o reitor da UMinho, António M. Cunha, a presidente da ISATT, Paulein Meijer (Universidade de Utrecht, Holanda), o presidente do Instituto de Educação, Leandro Almeida, o director do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da UMinho, José Augusto Pacheco, e a presidente da comissão organizadora da ISATT 2011, Maria Assunção Flores, também professora da UMinho. Segue-se a conferência inaugural pelo reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa.
Os principais oradores são Linda Darling-Hammond, da Universidade de Stanford (EUA), Geert Kelchtermans, da Universidade de Leuven (Bélgica), Ciaran Sugrue, da University College Dublin (Irlanda), Christopher Day, da Universidade de Nottingham (Reino Unido), João Formosinho e Flávia Vieira, ambos da UMinho. O congresso tem o tema geral "Regresso ao Futuro: Legados, Continuidades e Mudanças na Política Educacional, nas Práticas e na Investigação". Dos subtemas em debate destacam-se a formação e o desenvolvimento profissional de professores, a liderança educacional em contexto, as comunidades e redes de aprendizagem, o ensino na era digital, os desafios no ensino superior e o trinómio investigação, conhecimento e mudança. O site oficial do certame é http://webs.ie.uminho.pt/isatt2011.
A ISATT, acrónimo de International Study Association on Teachers and Teaching, é uma associação internacional fundada em 1983 que reúne membros de instituições de todo o mundo com o objectivo de promover, analisar e divulgar investigação sobre os professores e o ensino, bem como aprofundar o conhecimento e a prática no sentido da melhoria da qualidade da educação.
Em
anexo
segue o
panfleto.
Contactos
Profª Maria Assunção Flores (presidente da comissão organizadora)
Tel.: 253604606 | E-mail: aflores@ie.uminho.pt
(Pub.Jul/2011)