default-header-news
Academia, 14.07.2011
UMinho promove Jornadas Internacionais de Educação Histórica
UMinho
O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho promove, entre esta sexta e segunda-feira, dias 15 a 18 de Julho, as XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica, subordinadas ao tema "Consciência Histórica na Era da Globalização".


O objectivo é divulgar investigações sobre cognição e consciência histórica, desenvolvidas no Brasil, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Portugal. A iniciativa tem lugar no IE, no campus de Gualtar, e no Museu D. Diogo de Sousa, ambos em Braga.

A sessão de abertura está marcada para sexta-feira, às 17h30. Segue-se a mesa redonda "Consciência Histórica de jovens e metas de aprendizagem", com investigadores do Projecto HiCon - Consciência Histórica e do Projecto Metas de Aprendizagem. A componente cientifica concentra-se principalmente no sábado, às 9h, no Museu D. Diogo de Sousa, com a conferência "Educação Histórica no Brasil: horizontes de expectativa", pela professora Maria Schmidt, da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Pelas 14h, o debate sobre concepções de alunos, professores e manuais e sua relação com a perspectiva da Educação Histórica junta Kátia Abud, da Universidade de São Paulo, Marlene Cainelli, Márcia Ramos e Sandra Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina (Brasil), Neus Gonzalez, da Universidade Autónoma de Barcelona, Ramon Facal e Rafael Valls, da Universidade de Santiago de Compostela, e Olga Magalhães, da Universidade de Évora. Está ainda prevista, às 17h30, uma palestra com Keith Barton, da Universidade de Indiana.

Programa inclui passeio cultural por Braga

Estão ainda agendados os painéis "Ideias de alunos em História", "Estudos e Reflexões sobre Consciência Histórica" e "Contributos para a aprendizagem da História: o uso de fontes históricas", a apresentar por mais de duas dezenas de académicos nacionais a estrangeiros. O programa inclui também um passeio cultural pela cidade de Braga. O evento regressa ao campus de Gualtar no dia 18,  onde vai ser discutido a importância e as políticas educativas desta área de conhecimento. As jornadas destinam-se ao público em geral, principalmente a investigadores em Educação Histórica e a professores do ensino básico e secundário. O site do evento é http://webs.ie.uminho.pt/conscienciahistorica.

Contactos:

Profª Isabel Barca - 25346667, isabar@ie.uminho.pt

Profª Glória Solé - 253601353, gsole@ie.uminho.pt

(Pub.Jul/2011)

Arquivo de 2011