A Universidade de São Paulo (Brasil) é a líder global do ranking, seguindo-se as universidades de Granada, Autónoma de Madrid e Barcelona (Espanha). No top 20 contam-se 15 academias de Espanha, quatro do Brasil e uma do México. Em termos de indicadores, a Escola de Psicologia da UMinho atinge também uma notável quinta posição nos itens "qualidade científica média das instituições" e "percentagem de publicações nas principais revistas mundiais", sendo apenas ultrapassada por academias de Madrid, Barcelona e La Laguna (Espanha). Na lista de instituições portuguesas, a UMinho domina em todos os parâmetros referidos, à frente das universidades do Porto (29ª) e Coimbra (40ª). As restantes congéneres surgem afastadas, reflectindo uma "produção científica exígua ou marginal" na fase avaliada.
"Este relatório reconhece e premeia a Universidade do Minho em geral, e a Escola de Psicologia (e respectivos docentes e investigadores) em particular, pela excelência do seu desempenho e pelo elevado impacto e nível de competitividade internacional", explicam os responsáveis da Escola de Psicologia da UMinho. Tal assume particular relevo ao verificar-se que em posições superiores no ranking absoluto estão universidades com um número de investigadores substancialmente maior.
Quase 200 publicações científicas em 2010
O estudo foi elaborado pela Scimago Lab, especializada na análise bibliométrica de organismos de I&D, com parceria da Scopus, líder mundial de bases de dados científicos, e da Federação Iberoamericana das Associações de Psicologia. Foram englobadas todas as entidades de 28 países da América Latina, mais Portugal e Espanha, com publicações nas áreas da Psicologia Cognitiva e Experimental, Neuropsicologia e Psicofisiologia, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicologia Infantil e Educacional. Outro relatório relativo a Portugal, feito pela Scimago e abrangendo todas as áreas científicas em 2009, destaca a Psicologia no panorama internacional. "Este dado parece constituir, manifestamente, um reflexo da contribuição e da competitividade internacional da UMinho", sustentam os responsáveis.
A Escola de Psicologia é a mais nova das 11 unidades orgânicas de ensino e investigação da UMinho, após a extinção do Instituto de Educação e Psicologia em 2009. Presidida pelo professor catedrático Óscar Gonçalves, possui trinta seis docentes e investigadores e mais de 500 alunos, envolvidos no mestrado integrado, no curso doutoral em Psicologia e no centro de investigação. Em 2010 os seus investigadores publicaram 126 artigos, 13 livros e 57 capítulos a nível nacional e internacional. O Serviço de Psicologia é o interface desta Escola com a comunidade.
Em
anexo
segue o Ranking
.
Contactos
Prof. Óscar Gonçalves - presidente da Escola de Psicologia
Tel.: 253604680 | E-mail: goncalves@psi.uminho.pt
(Pub.Jul/2011)