default-header-news
Academia, 28.07.2011
Presidente da República recebe livro coordenado por professor da UMinho
Palácio de Belém
O Presidente da República recebeu há dias o primeiro exemplar do livro ''Casos de Desenvolvimento Regional'', através do coordenador da obra, Rui Nuno Baleiras, que é professor da Escola de Economia e Gestão da UMinho. O acto teve lugar no Palácio de Belém, numa audiência concedida por Cavaco Silva à Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), que promove o volume de 798 páginas.

Rui Nuno Baleiras entregou primeiro exemplar de ''Casos de Desenvolvimento Regional'', que inclui vários textos de docentes desta academia

A sessão contou ainda com Francisco Nunes Correia (prefaciador da obra, professor do IST e ministro do Desenvolvimento Regional em 2005-09), António Simões Lopes (primeiro líder da APDR, em 1984-90, professor e ex-reitor da UTL) e Tomaz Ponce Dentinho (presidente da APDR e professor da Universidade dos Açores). Os 46 capítulos do livro foram escolhidos através de um processo competitivo, havendo vários textos de investigadores da UMinho, designadamente José Cadima Ribeiro, Francisco Carballo-Cruz, Rui Nuno Baleiras e Nuno Pinto Basto (todos da Escola de Economia e Gestão), Paula Remoaldo e Vítor Ribeiro (ambos do Instituto de Ciências Sociais).

''Casos de Desenvolvimento Regional'' incide na economia e política do desenvolvimento regional, que é também definido como a ''melhoria sustentável da qualidade de vida das pessoas''. A obra baseia-se no estudo de casos, fazendo a ponte entre doutrina e prática e dando soluções para problemas reais, como a produção de aplicações estatísticas ou de informação geográfica no apoio ao planeamento e decisão executiva, a elaboração de planos estratégicos, a mobilização de agentes económicos, a dinamização de acções colectivas em prol da competitividade ou a avaliação de políticas privadas e públicas e de processos endógenos de desenvolvimento.

São referidos exemplos de Portugal, Espanha, Brasil e São Tomé e Príncipe. Explica-se factores de sucesso e os riscos de projectos como o Biocant Park (ninho de unidades empresariais e de I&D de biotecnologia, em Cantanhede), o Queijo Matias (empresa familiar que se internacionaliza graças a um produto da serra da Estrela e da cooperação com agentes locais), o Quadrilátero Urbano do Minho (parceria de competitividade e inovação que une quatro municípios, a UMinho, a AIMinho e o CITEVE), o PROQUAL (programa de qualificação física, social e económica nos subúrbios de Lisboa), as parcerias do PROVERE na competitividade de territórios de baixa densidade (Rota do Românico do Vale do Sousa , Cultura Avieira no rio Tejo, entre outras) ou o processo de convergência do PIB per capita do Norte para a média nacional.

Editado pela Princípia, o volume destina-se a dois tipos de público: inúmeras disciplinas de ensino superior nos espaços lusófono e ibérico que versam sobre questões de desenvolvimento económico e social; e profissionais ligados à formulação de políticas e à dinamização de acções colectivas visando a competitividade e a coesão dos territórios. Os capítulos contêm exercícios para consolidação ou aprofundamento de conhecimentos, dentro e fora da sala de aula.

Redacção

(Pub.Jul/2011)

Arquivo de 2011