"Foi preciso ter uma grande juventude de espírito e de destreza intelectual. No fundo, foi uma prova de coragem e de satisfação pessoal", afirma Cristina Lança de Mello. "O trabalho decorreu com agilidade e deu-me imenso prazer, foi quase uma terapia para a solidão", sublinha, para continuar: "Tive um ambiente extraordinário na UMinho, os colegas foram muito gentis, acharam curioso eu continuar a estudar com esta idade e a vir regularmente de Lisboa, onde resido". As professoras que orientaram a tese, Fernanda Leopoldina Viana e Maria de Fátima Sequeira, consideram que a nova doutora "tem uma enorme dinâmica e força de vontade, o que só mostra que nunca é tarde para aprender e para enfrentar desafios".
A sua tese de doutoramento em Estudos da Criança - especialização em Literatura para a Infância teve o título "Do Sentir ao Ler - Contributo do texto poético para a compreensão da leitura" e foi aprovada por unanimidade. O júri incluiu docentes das universidades dos Açores e Minho e dos politécnicos de Santarém e Viana do Castelo.
"Deve promover-se aspectos criativos que permitam às crianças explorarem mundos míticos e imaginários através da poesia. O texto poético é uma fonte para outros tipos de comunicação linguística e simbólica", sublinha a recém-doutorada. "Os jogos poéticos tornam-se uma fonte autêntica de conhecimento humano, promovendo uma profunda motivação para a aprendizagem da leitura e da escrita e desenvolvendo a capacidade crítica", acrescenta. O seu estudo não tem porém um "intuito prescritivo": "Não há uma única maneira 'certa' de implementar um programa literácito. Os professores devem, sim, ser encorajados a estabelecer processos para desenvolver as suas próprias unidades", conclui.
Maria Cristina Nogueira Lança de Mello fez a licenciatura em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa, o mestrado em Ciências da Educação na Universidade do Texas (EUA), o mestrado em Literatura dos Países Africanos de Língua Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa e o doutoramento em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho.
(Pub.Jul/2011)