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Academia, 29.07.2011
Investigador da UMinho desenvolve estudo pioneiro sobre ensino de Português no Senegal
Promover seminários sobre o ensino e a aprendizagem de Português - Língua Estrangeira (PLE) no sentido de aperfeiçoar a performance dos professores senegaleses é um dos objectivos de Samba Ndiaye.

Recém-doutorado do Instituto de Educação da Universidade do Minho, o trabalho desenvolvido é pioneiro na área e adquire importância pelo facto de existirem já acima de 25.000 falantes de português naquele país africano, meio século após a sua implementação.

Estes cursos de capacitação poderão servir a docentes de PLE que necessitam de formação contínua, materiais didácticos e conteúdos pedagógicos para melhorar o ensino da língua naquele país. ''Temos números muito significativos de falantes portugueses.A quantidade de iniciantes e docentes não deixou de crescer desde a introdução da língua de Camões no sistema educativo senegalês. Está a ganhar cada vez mais terreno, relevância e importância no percurso profissional e na vida em geral'', explica Samba Ndiaye.

Língua portuguesa é ensinada na maioria das escolas

A ideia foi retirada da sua tese de doutoramento ''Importância do Português no Senegal'', desenvolvida na área de Ciências da Educação. A investigação procurou analisar os métodos de avaliação e os materiais utilizados durante o processo de aprendizagem, bem como descrever os contextos de ensino-aprendizagem do PLE no ensino básico. Introduzido pelo então presidente Leopold Senghor, o português é ensinado em 12 das 14 das regiões do país. No último ano lectivo , os ensinos médio e secundário contavam com cerca de 23.000 estudantes de língua portuguesa.

Samba Ndiaye realizou a licenciatura na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade CheickAnta Diop, em Dakar (Senegal). Mais tarde, desenvolveu o mestrado e o doutoramento no Instituto de Educação da UMinho, em Braga. Já foi professor de PLE num liceu senegalês durante quase uma década.

Redacção 

(Pub. Jul/2011)

Arquivo de 2011