A cerimónia de abertura (domingo, 16h00) prevê a presença do ministro da Educação, Ciência e Ensino Superior, Nuno Crato, do presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, João Sentieiro, e do presidente da SPQ, Mário Berberan, entre outros. Segue-se uma lição plenária histórica, com Sebastião Formosinho, da Universidade de Coimbra, a reflectir sobre a química em Portugal e a SPQ. As outras sessões especiais vão ser proferidas por figuras internacionais, como Sir Thomas Blundell (Universidade de Cambridge, Reino Unido), Jorge Andres Rodriguez Navarro (Universidade de Granada, Espanha), Mehran Mostafavi (Universidade de Paris-Sul, França), Agílio Pádua (Universidade Blaise Pascal, França), Werner Pfannhauser (Universidade Técnica de Graz, Áustria), Fernando Jorge da Silva Pina (Universidade Nova de Lisboa) e Carlos Geraldes (Universidade de Coimbra).
No evento vão ser atribuídos o Prémio Ferreira da Silva, considerado o mais alto galardão português da Química, a Medalha Vicente Seabra e, pela primeira vez, o Prémio Romão Dias, no domínio da Química Inorgânica. A iniciativa conta em paralelo com o 10º Encontro de Química Alimentar, o 7º Encontro Nacional de Química Analítica, o 10º Encontro Nacional de Química Física, a 9ª Conferência de Química Inorgânica, o 9º Encontro Nacional de Química Orgânica e o 8º Encontro do Grupo de Radicais Livres. "Dada a importância e singularidade da ocasião, esperamos que este Encontro seja inesquecível e um espaço privilegiado de partilha de conhecimento científico, de homenagem à SPQ e aos seus fundadores, bem como de bons momentos de convívio", refere o presidente da comissão organizadora, João Paulo André, também professor na UMinho.
O programa cultural inclui um concerto de ópera, a peça teatral "Maria Curie", de Mira Michalowska, pelo Teatro Extremo, um jantar comemorativo e um passeio. Vão estar ainda patentes as exposições "Vida e Obra de Maria Sklodowska-Curie", do Museu Maria Sklodowska-Curie de Varsóvia; "Inovarte 2011", com as peças de artesanato do concurso promovido pela ADERE-Minho, e "Estado Líquido", com fotografias de Guilherme Sanches, no Museu D. Diogo de Sousa. O site do certame é www.spq.pt/eventos/xxiienspq.
Contactos
Prof. João Paulo André (Dep. Química da UMinho) | E-mail: jandre@quimica.uminho.pt
(Pub.Jul/2011)