A iniciativa realiza-se na Escola de Engenharia da academia minhota, em Guimarães, e visa divulgar casos reais de aplicação de biomassa sólida em processos de aproveitamento energético à escala industrial e no sector terciário ibérico. A sessão de abertura, marcada para as 9h, conta a presença de Enrique Valero, do Comité de Bosques da União Europeia.
O programa conta com especialistas de universidades ibéricas, bem como representantes do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, da ADENE - Agência para a Energia e da Enerforest - Empresa de Biomassa para a Energia, entre outros. Vão ser discutidos vários temas, desde o aproveitamento da biomassa florestal primária, as culturas energéticas de curta rotação, os processos de transformação física e conversão energética, passando pelos custos de produção, os rendimentos obtidos, os aspectos ambientais e a situação actual dos mercados tanto a nível industrial como à escala doméstica.
Visitas a instalações industriais
A sessão de encerramento, marcada para as 18h, está a cargo de Gonçalo Alves, representante da Autoridade Florestal Nacional, de Paulo Pereira, presidente da Escola de Engenharia da UMinho, António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e de Christian Rakos, presidente do Conselho Europeu de Pellets (as pellets são partículas criadas através da compressão de materiais). Segue-se a realização da assembleia-geral da CEBio, destinada apenas aos associados. Na quarta-feira prevê-se visitas às empresas Lipor, na Maia, e Europa&C Kraft Viana, em Viana do Castelo.
Pretende-se dar continuidade a este congresso bianual de forma alternada em Portugal e Espanha, para que sirva de estímulo e ponto de encontro entre ambos os países no aproveitamento de recursos renováveis. A primeira edição realizou-se no ano passado em Pontevedra, Galiza. A CEBio, que co-promove a iniciativa, é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2007, que visa dinamizar a relação entre entidades intervenientes no sector da bioenergia no sentido de estimular e sensibilizar as empresas e a sociedade em geral para a importância deste recurso energético na estrutura energética do país.
Mais informações em: http://www.cebio.net/web/index.php?option=com_content&view=article&id=81 .
O programa geral segue em anexo.
Contactos
Prof. José Teixeira | Tel.: 253604406 /0, 253510239 | E-mail: jateixeira@deb.uminho.pt
(Pub.Jun/2011)