Esta "training week" tem como objectivo a partilha de experiências e de boas práticas na área da internacionalização do ensino universitário, além de permitir conhecer melhor as Universidades parceiras, estreitar laços de colaboração e de aprofundar a comunicação intercultural. Estão previstos painéis temáticos, palestras, workshops interactivos, visitas pelos campi e cidades de Braga e Guimarães, bem como momentos culturais e de lazer.
A iniciativa tem epicentro no Auditório do ILCH, no campus de Gualtar, em Braga, e vai reunir 36 participantes de 24 instituições de ensino superior, provenientes de 11 países - Brasil, Polónia, Espanha, Itália, Roménia, República Checa, França, Grécia, Turquia, Alemanha e Vietname. A sessão de abertura vai contar, no dia 13 às 10h, com o Reitor da academia minhota, Prof. António M. Cunha, e o Vice-reitor para o Ensino e Investigação, Prof. Rui Vieira de Castro. Ao longo da semana haverá sessões com representantes da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, do premiado Grupo 3B's, dos Mestrados Erasmus Mundus que a UMinho coordena e do Programa de Doutoramento do MIT Portugal ,entre outros.
"Para além da mobilidade de estudantes e professores, há a possibilidade de implementarmos a mobilidade de funcionários, no âmbito da cooperação/mobilidade internacional em geral e do Programa LLP/Erasmus em particular. Temos recebido inúmeras propostas de colegas e representantes de universidades para nos visitarem, no sentido de conhecerem melhor a UMinho e a sua forma de funcionamento, bem como casos práticos relacionados com iniciativas e projectos de referência mundial. Reconhecemos por isso o enorme valor acrescentado e relevância estratégica desta semana estruturada de formação", explica a directora dos SRI, Dra. Adriana Lago de Carvalho.
Em
anexo
segue o
programa geral.
Mais informações
Dra. Adriana Lago de Carvalho - 253604505 /7, gri@gri.umin
(Pub.Jun/2011)