default-header-news
Academia, 08.06.2011
UMinho em consórcio europeu que aplica matérias renováveis na indústria automóvel
UMinho
O projecto realiza um workshop amanhã, dia 8, às 9h, no auditório da Escola de Ciências da instituição minhota, em Braga. A iniciativa visa essencialmente divulgar o ECOplast e os últimos avanços técnico-científicos nesta área.


Aplicar matérias renováveis na indústria automóvel é o objectivo principal do consórcio europeu ECOplast, que conta com a parceria do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho (UMinho).

A sessão de abertura prevê as intervenções da representante europeia do projecto, Monique Levy, do reitor da UMinho, António M. Cunha, e da professora Margarida Casal, do Departamento de Biologia da UMinho. A iniciativa é destinada à investigação de novos materiais biocompósitos com base em matérias renováveis para a eventual aplicação no sector automóvel. O programa inclui as sessões "Biochemical and molecular basis of renewable polymers", "Novel reinforcements, nanofillers and additives", "Adaptation of conventional processing techinques to the new biocomposites" e "Round Table", proferidas por especialistas e representantes de empresas e instituições ligados á área.

Projecto envolve 13 entidades de cinco países

O consórcio envolve 13 parceiros de cinco países europeus - Espanha, Holanda, Finlândia, Alemanha e Portugal e é coordenado pelo Centro de Tecnologia Automóvel da Galiza. A principal linha de investigação foca-se na adaptação de bioplásticos disponíveis no mercado e na criação de novos polímeros à base de proteínas, modificados com a ajuda de fibras naturais, cargas minerais, nanopartículas e aditivos para melhorar os seus desempenhos técnicos. Além disso, o projecto pretende testar novas tecnologias de processamento e adaptar as actuais às características materiais.

A crescente consciência ecológica, juntamente com a nova legislação, tem impulsionado a procura de produtos com elevado valor ambiental. A indústria automóvel estabeleceu como meta melhorar o seu balanço de carbono através do aumento da utilização de materiais renováveis em automóveis. Durante quatro anos, o consórcio ECOplast, em conjunto com as instituições dedicadas à investigação e a indústria, vai desenvolver biocompósitos que satisfaçam as especificações exigidas pelo sector de produção. O site do projecto é www.ecoplastproject.com.

O programa segue em anexo.

Contactos


Centro de Biologia Molecular e Ambiental da UMinho

Miguel Pinheiro (marketing and social media) - 253601521, 936654936

(Pub.Jun/2011)

Arquivo de 2011