Particularmente dirigido a profissionais dos sectores do termalismo e da geotermia, o evento interessa também a um público diversificado, dada a importância que o tema em debate tem na atualidade. De facto, para além do indiscutível desenvolvimento do termalismo nos últimos anos, a energia geotérmica vem-se assumindo como um importante complemento energético, mesmo em áreas aparentemente pouco promissoras. No encontro serão ainda discutidos aspectos emergentes relacionados com o papel das águas termais na estética e na cosmética, para além da perspectiva histórica sobre a origem das estâncias termais atuais.
Contextualização
A utilização das águas termais pelo Homem remonta provavelmente à origem da própria humanidade, mas terão sido os romanos e os gregos os povos que mais se dedicaram ao culto deste tipo de águas. Com efeito, entre as suas diversas singularidades, a temperatura relativamente elevada que algumas apresentam na emergência não terá passado despercebida às diferentes comunidades que, de forma mais ou menos engenhosa, souberam tirar partido das suas potencialidades.
Contudo, é ao nível terapêutico que as águas termais encontram maiores referências ao longo da História, chegando a ser consideradas como a única forma de medicina disponível. Além do inquestionável poder terapêutico, as razões da eficiência das águas termais estão ainda longe de serem devidamente identificadas. Este aspecto poderia, por si, justificar a organização de um espaço de debate sobre o tema. No entanto, as potencialidades das águas termais, extravasando largamente o horizonte tradicional da sua ação curativa, reforçam a necessidade de abordar o tema numa perspectiva simultaneamente holística e multidisciplinar, envolvendo áreas como a geologia, a hidrogeologia, a geotermia, a medicina, a história, a estética e a cosmética, entre outras.
Mais informações em: www.termalia.org .
(Pub.Jun/2011)