default-header-news
Academia, 06.06.2011
MIT Portugal reúne na UMinho os principais peritos internacionais em Biologia Sintética
UMinho
O Programa MIT Portugal reúne esta segunda-feira, dia 6, na Universidade do Minho, um conjunto de cientistas de referência a nível internacional na área da Biologia Sintética.


O encontro vai pôr em destaque as abordagens inovadoras e o potencial desta nova área da ciência, em projectos tão diversos como o tratamento do cancro, o desenvolvimento de fármacos mais acessíveis e a produção de combustíveis e produtos químicos a partir de recursos renováveis. O workshop terá lugar no Auditório B1 (Complexo Pedagógico II) do campus de Gualtar, em Braga.

Kenneth Oye e Bruce Tidor, mundialmente reconhecidos pelos seus trabalhos em política e ética na ciência e na análise de sistemas biológicos complexos a nível molecular, respectivamente, são dois dos principais oradores do encontro. Vão participar também reputados cientistas europeus que investigam nestes domínios, originários da França, Suécia e Suíça, bem como vários cientistas portugueses. Entre estes últimos está Manuel Mota, professor da Universidade do Minho actualmente a fazer investigação no MIT - Massachusetts Institute of Technology (EUA), no âmbito de um programa de intercâmbio de investigadores entre instituições.


O workshop visa discutir os principais desafios, oportunidades e fronteiras da Biologia Sintética e de Sistemas, que se tornou num foco de investigação e desenvolvimento em todo o mundo. O site do evento é http://www.deb.uminho.pt/Bioengineering/WSSB.

O programa segue em anexo . Os investigadores poderão ser contactados mais facilmente nos coffee breaks e perto do almoço.

(Pub.Jun/2011)

Arquivo de 2011