diogo-lamela2
Academia, 14.06.2011
Maioria dos pais tem dificuldades em gerir relações entre irmãos
Fórum de Ermesinde, Porto
A maioria dos pais apresenta dificuldades pontuais em gerir as relações entre os seus filhos, apesar destas terem repercussões positivas para o desenvolvimento das crianças.



Estas repercussões verificam-se nomeadamente na gestão de emoções e de conflitos interpessoais, bem como na consolidação do sentimento de justiça e empatia, explica Diogo Lamela, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. O investigador vai apresentar o tema "Vem aí um/a mano/a: o que fazer com os ciúmes?", este domingo, dia 12, às 10h, no Fórum de Ermesinde, no Porto.

"As relações entre irmãos são, por natureza, as de maior igualdade que os seres humanos podem criar ao longo do ciclo de vida", reforça Diogo Lamela. O psicólogo aponta também para as alterações que o núcleo familiar tem vindo a sofrer durante as últimas décadas: "Embora ainda predominante, a configuração tradicional da família (mãe, pai e filhos) vive em paralelo com outras realidades, por exemplo as famílias com pais divorciados ou recasados, bem como as monoparentais, homoparentais, intergeracionais ou de acolhimento", afirma o investigador. "Os critérios para 'ser família' não estão exclusivamente ligados aos laços biológicos, mas essencialmente aos vínculos emocionais, à prestação de cuidados instrumentais e afectivos e às relações de interdependência desenvolvidos entre os membros do núcleo", acrescenta. A maior democratização no seiofamiliar pressupõe ainda novos desafios na organização de papéis e valores dentro da sociedade contemporânea.

A palestra deste domingo tem como objectivo discutir a relevância da interacção familiar para o crescimento das crianças e divulgar conclusões queos académicos tem vindo a produzir sobre o assunto. Pretende-se também fornecer aos pais ferramentas para promover relações instrumental e emocionalmente adaptativas entre os filhos. A sessão realiza-se no âmbito do projecto "Pais, Mães & Companhia", que visa desenvolver competências parentais e co-parentais de homens e mulheres nas diferentes fases do desenvolvimento de crianças e jovens, reduzir o stress e a ansiedade de pais e mães, criar um sistema de apoio a pais e mães ao nível da educação de crianças e jovens, entre outros.

Diogo Lamela licenciou-se em Psicologia na UMinho. Desde 2007, é psicólogo na Unidade de Crianças e Adolescentes do Serviço de Psicologia da UMinho e professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Está a desenvolver o doutoramento em Psicologia Clínica, sob co-orientação das professoras Bárbara Figueiredo e Alice Bastos.

Contactos

Diogo Lamela| E-mail: diogo.lamela@gmail.com

(Pub.Jun/2011)

Arquivo de 2011