default-header-news
Academia, 02.06.2011
Capitais Mundiais do Vinho distinguem investigador da UMinho
UMinho
A Great Wine Capitals (Rede de Capitais Mundiais do Vinho) atribuiu uma bolsa de investigação ao português Cristiano Paulino, para desenvolver uma nova ferramenta de avaliação da experiência de enoturismo.


O projecto, diz o doutorando da Universidade do Minho, vai permitir às empresas vinícolas melhorarem o nível de serviço e atingirem as expectativas dos clientes.

A abordagem inicial da investigação incidirá na medição das expectativas dos responsáveis de enoturismo e na adaptação de algumas ferramentas de medição da qualidade do serviço para o caso específico dos serviços de enoturismo, incluindo novas variáveis. De seguida serão comparadas as expectativas dos operadores face à experiência que os clientes obtêm. "Isto vai permitir medir o actual estado do serviço das empresas e verificar qual é o desvio entre as expectativas dos operadores e o que os clientes estão a receber como serviço", realça Cristiano Paulino. O estudo deve estar concluído até 24 de Outubro, altura em que será apresentado na assembleia-geral da Rede de Capitais Mundiais do Vinho, em Mainz, na Alemanha.

Além de contribuir para as empresas vinícolas elevarem a experiência dos clientes e visitantes, este projecto possibilita aplicar a investigação à realidade prática das empresas da região do Douro. "Vencer a bolsa é o reconhecimento do meu esforço como investigador na área do Wine Marketing e na pesquisa aplicada", vinca o autor, aproveitando para agradecer à sua família e à professora Ana Brochado pelo constante apoio dedicado. Cristiano Paulino, de 32 anos e natural de Espinho, fez a licenciatura em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o mestrado em Gestão Comercial na Faculdade de Economia do Porto e frequenta o doutoramento em Marketing e Estratégia na UMinho. É autor da obra "Manual de Marketing do Vinho e da Cortiça".

A Rede de Capitais Mundiais do Vinho atribui uma bolsa anual de 5000 euros a dois investigadores. Em 2011 concorreram 28 projectos de todo o mundo, sete deles vindos de cinco academias do Norte de Portugal. A outra premiada foi Mona Slek, da Escola de Gestão de Bordéus. Em 2009, também um aluno da UMinho, Carla Silva, recebeu a bolsa, pelo trabalho "Generation X and Y: Understanding Perceptions Of Wine And Cellar Door Experiences as a means to Motivate And Educate", que tem sido levado a diversos congressos internacionais.

A Rede de Capitais Mundiais do Vinho é a única do género a abarcar o "velho" e "novo" mundo do vinho. Associa nove cidades metropolitanas dos hemisférios Norte e Sul, que partilham as suas famosas regiões vinícolas enquanto património cultural e económico fundamental, promovendo a excelência na área e intercâmbios no turismo, educação e negócios. A entidade é formada por Bilbao - Rioja (Espanha), Bordéus (França), Cidade do Cabo (África do Sul), Christchurch - South Island (Nova Zelândia), Florença - Toscana (Itália), Mainz - Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal) e São Francisco - Napa Valley (EUA). O site oficial é www.greatwinecapitals.com.

Contactos

Cristiano Paulino - cristianomorris@hotmail.com

(Pub.Jun/2011)

Arquivo de 2011