default-header-news
Academia, 07.05.2011
Primeiro cancioneiro popular galego é apresentado este sábado em Portugal
Feira do Livro de Braga
Centro de Estudos Galegos da UMinho dinamiza programa cultural diversificado em Braga

O lançamento em Portugal do primeiro cancioneiro popular galego, um encontro inédito de escritoras/es da Galiza e do Minho na Feira do Livro de Braga e uma actuação da galega Uxía, que já cantou com Dulce Pontes, são os pontos fortes do programa cultural que o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho co-organiza este sábado, dia 7, em Braga, com o fim de promover a cultura galaico-minhota e reforçar as relações entre os dois lados da raia.

A Feira do Livro de Braga, no Parque de Exposições da cidade, vai apresentar pela primeira vez o ''Dia Galaico-Minhoto''. Às 15h é lançado o novo livro "Ayes de mi País", o primeiro e até agora inédito cancioneiro de música popular galega, compilado por Marcial de Valladares em meados do século XIX. A apresentação cabe a José Luis do Pico Orjais e a Isabel Rei Sanmartin. Esta dupla vai fazer às 18h30 outra palestra sobre o cancioneiro e interpretar algumas das composições, no salão nobre do Edifício dos Congregados, sito no centro de Braga. Este evento insere-se no Dia da Licenciatura de Música da Universidade do Minho.

Mais cedo, e de regresso à Feira do Livro, realiza-se às 16h uma mesa redonda com escritoras e escritores da Galiza. Está confirmada a presença de 11 autoras/es, como as conhecidas Teresa Moure ou Marilar Aleixandre, ao lado de Andrea Nunes Brións, Belém de Andrade, Carlos Quiroga, Lucía Novas, Mario Regueira, Raquel Miragaia, Román Raña, Séchu Sende e Marta Dacosta, esta última em representação da Asociación de Escritoras e Escritores en Língua Galega. A sessão conta com um momento musical da cantora galega Uxía Senlle e do músico brasileiro Sérgio Tannus.

Pelas 20h decorre um encontro de escritoras/es da Galiza e do Minho, num jantar oferecido pela Feira do Livro, com a participação especial dos professores Elias Torres Feijó, da Universidade de Santiago de Compostela, e Carlos Cunha, da Universidade do Minho. Espera-se que esta iniciativa inovadora tenha continuidade em edições vindouras da Feira do Livro, para criar mais pontes entre a Galiza e o Norte de Portugal, refere a professora Inés Rodo Montes, do Centro de Estudos Galegos da UMinho.

Mais informações

Profª Inés Rodo Montes

Tel.: 253601660 | Email: inesrodo@ilch.uminho.pt 

Arquivo de 2011