default-header-news
Academia, 03.05.2011
Candidaturas Abertas para Concurso Nacional de Inovação BES até 30 de Junho
UMinho
A TecMinho informa que estão abertas até ao dia 30 de Junho de 2011 as candidaturas à 7ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES, uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com várias entidades, entre as quais a Universidade do Minho.

A sétima edição do Concurso Nacional de Inovação BES já arrancou com o intuito de, mais uma vez, premiar e divulgar projectos de investigação, desenvolvimento e inovação em áreas de aplicação ligadas aos recursos endógenos do País e dirigidos à melhoria de produtos, processos ou serviços.

Cumpridas seis edições, o Concurso Nacional de Inovação já conta com mais de 1050 participantes, tendo premiado 33 projectos, a grande maioria com concretização empresarial efectiva. De salientar que a Universidade do Minho tem tido um forte reconhecimento da sua capacidade de inovação neste concurso, visível no grande número de prémios já recebidos, tendo na 6ª Edição sido atribuído o Grande Prémio a uma tecnologia que recorre ao uso de superfícies sintéticas extremamente repelentes a líquidos, baseadas em alguns exemplos encontrados na Natureza, como a folha do lótus, para produzir partículas sólidas praticamente esféricas de uma forma económica e ambientalmente atractiva, promovida pelo Professor João Mano do Grupo 3B's.


Na edição deste ano do Concurso Nacional de Inovação BES, são cinco os sectores a concurso:


·         Clean Tech


·         Processos Industriais


·         Tecnologias da Saúde e Biotecnologia


·         Tecnologias de Informação e Serviços


·         Recursos Naturais & Alimentação


Podem candidatar-se ao concurso tecnologias que sejam resultados de:


- Projectos de I&D aplicada à inovação de produtos, processos ou serviços desenvolvidos por pequenas e micro-empresas de capital social maioritariamente português, seja de forma autónoma seja em consórcio com Universidades ou Instituições de I&D nacionais;


- Projectos desenvolvidos por investigadores a título individual ou em grupo, por Universidades ou Instituições de I&D, autonamente ou em consórcio com empresas e outras instituições, desde que mostrem clara orientação para aplicação e potencial de valorização económica;


-  de projectos levados a cabo por inventores independentes.


   Será atribuído um prémio de 60.000E para cada uma das áreas em concurso, subdivido em três componentes:


-Prémio pecuniário, no valor de 25.000E ;


- Apoio para registo de patente ou outra forma de protecção de propriedade intelectual, no valor de 10.000E;


- Estudo de viabilidade do negócio, no valor de 25.000E , executado pelo Banco Espírito Santo de Investimento.


Para além destes, será ainda distinguido o melhor projecto em termos absolutos, o qual sairá do grupo dos que foram seleccionados como melhor projecto em cada uma das áreas a concurso. A este projecto será atribuído um prémio pecuniário complementar de 25.000E.


Para participar deverá ler o regulamento e preencher o formulário de candidatura disponível em www.bes.pt/concursonacionaldeinovacaobes .


(Pub.Maio/2011)

Arquivo de 2011