futuralia2011--6-
Academia, 29.04.2011
UMinho marcou presença na Futurália e Qu@lifica
A UMinho marcou presença em mais uma edição do certame Futurália - Feira da Juventude, Qualificação e Emprego, que se realizou entre os dias 16 e 19 de Março na FIL - Lisboa, que contou com mais de 80.000 participantes. As grandes feiras não ficaram por aqui, de 31 de Março a 3 de Abril, a UMinho esteve também presente na Qu@lifica, na Exponor, em Matosinhos.



A Futurália é uma das maiores feiras de educação e emprego de Portugal, à qual não faltaram visitantes de norte a sul do país, sendo uma oportunidade para conhecer vários estabelecimentos nacionais de ensino e trocar impressões com pessoas de praticamente todo o país.

Nestas feiras, não foi indiferente à equipa da UMinho o facto de a Universidade ser conhecida por todos e transmitir uma imagem positiva. Um feedback muito lisonjeador, o que impulsiona e motiva toda a equipa da UMinho a trabalhar cada vez mais e melhor.

A experiência vivenciada na Futurália e na Qu@lifica "foi fantástica", uma vez que permitiu interagir com grupos diversificados de pessoas. Nestas feiras encontram-se potenciais alunos ainda indecisos, que ficaram curiosos em visitar a UMinho; outros que já esclarecidos sobre o curso a ingressar, continuam sem saber que universidade escolher; e ainda estudantes que, completamente decididos relativamente ao curso e ao estabelecimento de ensino, querem partir à aventura para fora da cidade, sendo a UMinho uma opção. Para além deste público, mais jovem, é facultada ainda informação relativa a pós-graduações - mestrados, doutoramentos e especializações.

Os públicos das escolas básicas e secundárias estiveram também presentes, principalmente em termos de professores e psicólogos, que procuravam informação para transmitir posteriormente aos seus alunos, sobre as várias áreas de estudo disponibilizadas pelas Universidades.



Estas feiras são importantes sobretudo porque os expositores se deparam com alguma ausência de informação por parte da camada mais jovem. Para os estudantes que estão na fase final do secundário é de suma importância tomar conhecimento do leque de alternativas que existe por todo o país e não só das opções concentradas nas "grandes" cidades. Estas são algumas das falhas que se tentam colmatar em feiras de âmbito nacional, "tendo como objectivo proporcionar toda a informação necessária para uma tomada de decisão consciente".

Algo que não se pode deixar de referir é o "dinamismo", a "originalidade", a "inovação" e a "cor" transmitidos pelos stands inaugurados este ano. O espaço da UMinho primou pelo design, e a informação disponível em papel não deixou os visitantes indiferentes.

Durante as feiras, o espaço da UMinho contou, sempre, com imensos visitantes, pelo que "o saldo foi muito positivo e enriquecedor" refere a colaboradora da UMinho nestas feiras.

Texto: Adriana Ferreira


(Pub. Abr/2011)

Arquivo de 2011