jornadas-cartaz-programa2011-570-k
Academia, 09.04.2011
NEMUM organiza II jornadas de Ciência e Medicina
UMinho
No próximo dia 9 de Abril, a Escola de Ciências da Saúde da Univesidade do Minho será o palco da segunda edição das jornadas de Medicina, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Medicina (NEMUM), subordinadas ao tema das neurociências.

O evento contará com três paineis: o primeiro NEUROADDICTED com a pesença da Prof. Doutora Ana Franky Carvalho e Doutor Pedro Morgado. O segundo NEUROATTACK , com a presença da Prof. Doutora Magarida Correia Neves e o Prof. Doutor Ioannis Sotiropoulos. E por último, NEUROHITECH , com Pof. Douto João Bessa, Dra. Joana Damásio e Prof. Doutor Nuno Dias.

Diogo Teles, presidente da comissão organizadora destas jornadas explica que: "A razão do tema de Neurociências para as II jornadas resume-se a uma pluralidade. A sua abordagem poderá ocorrer ao nível molecular, celular, funcional, evolutivo ou computacional. Ao mesmo tempo, actualmente este tema é uma área de vanguarda na investigação, logo merece a atenção dos alunos universitários." Na opinião do estudante de 2º ano de medicina, o painel que merece maior destaque é o último - NEUROHITECH , por integrar palestras sobre estimulação cerebral profunda e biónica, "está mais direccionado para a multidisciplinariedade das jornadas e para o futuro", afirma Diogo.


A comissão organizadora espera a presença de cerca de 100 alunos oriundos de diversos cursos como, psicologia e engenharia e afirmam que este tipo de actividades é muito importante para os alunos porque promovem o conhecimento e a interacção de ideias entre estudantes e investigadores.

O NEMUM é ainda responsável pela já conhecida actividade: Hospital dos Bonequinhos. Para André Miranda, presidente do núcleo, a actividade que já aconteceu este ano teve um balanço "extremamente positivo". Esta edição contou com a participação de cerca de 600 crianças.


André Miranda, comenta que pais e crianças reagiram de maneira diferente ao evento. "Os pais e educadores de infância mostraram-se, desde cedo, receptivos e abertos à iniciativa", diz o estudante. Em relação às crianças, o aluno afirma que "mostravam algum cepticismo por não compreenderem o porquê de estarem médicos num centro comercial". Na opinião do aluno o projecto poderia não se realizar sem a parceria de entidades como a Pharma UM, Bragaparque e Bramédica e a colaboração dos estudantes de Educação Básica.

No final o estudante afirmou que como o projecto está consolidado irá de certeza realizar-se no próximo ano.

Texto: Iolanda Lima

Fotografia: Nuno Gonçalves



(Pub. Abr/2011) 

Arquivo de 2011