A iniciativa tem como objectivo criar um espaço para debater as
principais problemáticas ligadas às crianças com NCE. As sessões
estão abertas à comunidade em geral.
O primeiro seminário, previsto para as 9h, conta com a professora Cláudia Oliveira, da ESE, e um representante dos Cuidados de Saúde Primários, que vão falar sobre o impacto psicossocial das NCE no contexto familiar, os recursos internos, de adaptação e de resiliência e ainda o papel do enfermeiro na promoção da saúde da família. A visão da resiliência familiar aponta para a identificação e o fortalecimento dos processos relacionais fundamentais, que permitem às famílias resistir às adversidades e encarar os desafios.
No segundo seminário, marcado para as 11h, a juíza Amélia Teixeira vai reflectir sobre as políticas de protecção à infância e o papel do estado e das famílias. Segue-se a palestra "Os grupos sociais e a solidariedade da vizinhança", apresentado por Catarina Samarinho, do Instituto de Ciências Sociais da UMinho. Estas intervenções pretendem problematizar o conceito de inclusão social e cuidados especiais, discutir os novos riscos e desafios associados às políticas de protecção à infância e aos sistemas de produção de bem-estar, assim como reflectir sobre a importância das redes sociais na provisão de cuidados de saúde.
Manipulação genética na prevenção das doenças e incapacidades
Na sexta-feira, dia 29, às 15h, e no mesmo local, realiza-se o seminário "Dilemas Éticos e Deontológicos na Abordagem da Criança e Família com Necessidades em Cuidados Especiais", que parte de uma reflexão ética da vida e dos valores da sociedade contemporânea. O professor João Macedo, da ESE, e a directora do Centro Novais e Sousa, Lucinda Vilaverde, vão abordar os conceitos de normalidade/deficiência, o futuro da manipulação genética na prevenção das doenças e incapacidades, os valores e a responsabilidade da sociedade contemporânea neste âmbito.
Contactos:
Escola Superior de Enfermagem
Tel.: 253601300 /322 | E-Mail: sec.graduacao@ese.uminho.pt
(Pub.Abr/2011)