default-header-news
Academia, 28.04.2011
Aluna de Direito da UMinho representa Portugal na Europa
International Council Meeting Spring, em Poznan, Polónia
A estudante Daniela Cardoso, do 2º ano da licenciatura em Direito da Universidade do Minho, representou há dias Portugal no International Council Meeting Spring, em Poznan, Polónia. Este é um dos principais eventos da European Law Students Association (ELSA), a maior organização europeia de estudantes de Direito, que tem mais de 30.000 membros em 42 países e está a celebrar 30 anos. Daniela Cardoso já tinha representado o país em Outubro num encontro em Alanya, Turquia. A aluna viajou enquanto elemento da ELSA Portugal, mais precisamente da ELSA UMinho, na qual é vice-presidente.

Na Polónia, Daniela Cardoso esteve uma semana a debater e apresentar projectos, discutir disposições estatutárias, receber formações específicas, participar no plenário, aprofundar as relações externas e fortalecer laços de amizade. "Foi uma experiência gratificante e enriquecedora, uma perspectiva de futuro além-fronteiras", refere a aluna, para sublinhar: "A nível académico permitiu-me alargar horizontes em temáticas actuais na Europa, como em direitos humanos e direito da saúde; a nível pessoal marcou-me a cooperação e o companheirismo com os estudantes de Direito da maioria dos países europeus". Apesar da sua juventude, Daniela Cardoso tem organizado eventos como o Model United Nations (simulação da assembleia-geral das Nações Unidas), Legal Research Groups (grupos de investigação em Direito) e Legal Debates (debates sobre a justiça).

A ELSA Portugal tem-se afirmado nas relações diplomáticas com as suas congéneres e em protocolos em inúmeras actividades, como "Summer Schools", estágios e intercâmbios em universidades europeias. A sua delegação da UMinho, sediada na Escola de Direito desta universidade, intensificou também a acção, instituindo uma semana temática, várias conferências e cursos que visam a formação jurídica e a cidadania. Esta organização é de cariz apolítico, não tem fins lucrativos e segue o lema "um mundo justo onde existe respeito pela dignidade humana e pela diversidade cultural".



(Pub.Abr/2011)

Arquivo de 2011