A TecMinho através do GAPI - Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial são responsáveis por esta função, que assumem como "ferramentas essenciais para o crescimento e prosperidade económica do país".
A inovação e transferência de tecnologia detêm para a UMinho uma extrema importância, existindo uma forte aposta na promoção e apoio à protecção jurídica de resultados de I&DT e à gestão da Propriedade Intelectual. Tal como nos referiu ocoordenador do GAPI, Dr. Marco Sousa"a UMinho e os seus investigadores apresentam de há longa data uma aproximação ao meio empresarial e de cooperação científica e tecnológica com a Indústria no desenvolvimento de projectos de investigação aplicada, orientados para as necessidades específicas das empresas promotoras que, em diversos casos, originam a apresentação de pedidos de patente de modo a proteger os resultados obtidos. O contacto dos investigadores com o meio empresarial, e com algum enfoque em empresas que são globais ou operam em diversos mercados, também permitiu ter em linha de consideração que a protecção legal dos resultados, é um elemento essencial para a exploração comercial dos mesmos, pois é o modo de se assegurar a exclusividade..."
A titularidade de um pedido de patente por parte da UMinho,prevê que exista uma ligação entre o inventor e a instituição, existindo ainda casos em que a "titularidade é repartida por diversos titulares, ou em que a titularidade sendo de uma entidade os inventores porventura não faça parte dos quadros da mesma (ex. projectoscontratados)", refereo Dr. Marco Sousa.
Quanto àvalorização das patentesesta pode ser feita de várias formas, desde o licenciamentoque pode serfeitoa uma empresa já instalada no mercado ou a uma Spin-Off,podendo sermesmofeita a venda da patente. Há ainda apossibilidade de surgirem interessados em investir nas mesmas no sentido de as valorizarem e poderem posteriormente realizaro seu licenciamento ou venda.
NaUMinho "...um dos meios privilegiados de valorização das patentes passa pelo apoio à criação de Spin-Offs...Um exemplo é o concurso "SpinUM", organizado pela TecMinho, em conjunto com o Spinpark, que visa premiar e apoiar as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico, geradas naquela que é hoje, seguramente, uma das universidades mais empreendedoras de Portugal - a Universidade do Minho"afirma ocoordenador do GAPI.
O processo de registo de patente nem sempre é fácil e rápido, segundoo Dr. Marco Sousa"nocaso de um pedido europeu, por exemplo, podemos estar a falar de um processo que poderá demorar até 5anos".
NaUMinhosão muitos os bons exemplos depatentes licenciadase que se encontramem efectiva exploração, as quais são hoje empresas de relevo a nível nacional e internacional. Alguns dos muitos exemplos referidos pelocoordenador do GAPI são "...a Micropolis, S.A., a Ambisys, S.A., e ainda a tecnologia designada por Et3, desenvolvida pela UMinho e DST, entre outras...".
Muitas das patentes já licenciadas surgiram após "interesse inicial e posterior incorporação por empresas que nos respectivos sectores de actividade são de referência" . Estando em curso já outros projectos de valorização de tecnologias e "esperam-se novos desenvolvimentos/parcerias" afirma o coordenador.
Texto: Ana
Marques
anac@sas.uminho.pt
(Pub. Mar/2011)