n-escolas
Academia, 31.03.2011
Cientistas da UMinho participam em projecto educativo nacional
UMinho
Vários investigadores da Universidade do Minho vão participar entre amanhã e quinta-feira, dias 29 a 31, no projecto educativo N@escolas. A iniciativa promovida pelo "Diário de Notícias" pretende transportar os alunos do ensino secundário e profissional para o mundo do jornalismo e, também, levar às escolas cientistas e personalidades nacionais.



Esta terça-feira, pelas 10h, o professor Guilherme Rego Silva, do Instituto de Educação da UMinho, fala sobre "A educação debaixo de foto", na Cooperativa de Ensino Ancorensis, em Vila Praia de Âncora, Caminha. Na quarta-feira, pelas 15h, o docente Pedro Fernandes Freitas, da Escola de Direito, reflecte sobre o tema "É possível um regime penal comum?", na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, Famalicão.

Para quinta-feira estão reservadas duas palestras. Às 10h, a doutoranda Luísa Cidália Rodrigues, do Centro de Química, reflecte na Escola Secundária de Fafe, onde foi aluna, sobre "Portugal, um país de cientistas"; às 15h é a vez de o professor José Palmeira, da Escola de Economia e Gestão, contextualizar "A entrada da Turquia na União Europeia".

O projecto N@escolas foi lançado há quatro anos e convida os alunos a aprenderem e praticarem a actividade jornalística, quer numa redacção como no exterior. Na edição inicial desafiou os participantes a criarem a primeira página do jornal.

Na segunda edição o repto foi construir um jornal de quatro páginas e, na terceira, fazer entrevistas a figuras da vida pública. A meta deste ano é descobrir as editorias de um jornal, percebendo a importância dos critérios de selecção, identificando temas e protagonistas, confrontando diferentes pontos de vista e opiniões. O site do evento é www.nescolas.dn.pt .

(Pub.Mar/2011)

Arquivo de 2011