Dos 15 projectos a concurso, três deles foram concebidos por investigadores ou professores da UMinho. Esta iniciativa visa distinguir e promover as melhores invenções de origem portuguesa em áreas estratégicas para o desenvolvimento da economia e da competitividade nacional. A sessão prevê a presença do vice-reitor da UMinho José Mendes.
O concurso atribui prémios de um total de 70.000 euros nas categorias Inventa.eco - "Ambiente, Energias Limpas e Tecnologia Verde", Inventa.san - "Novos Desafios na Saúde", e Inventa.com - "Futuro e Comunicações". Os investigadores e professores da UMinho concorrem com os projectos "Reactor anaeróbico para a remoção de ácidos gordos de cadeias longas de águas residuais", "Et3: Tecnologia Modelar e Energética" e "Processo para a preparação de alfa-cianoacrilatos de alquilo e alcoxialquilo por despolimerização de polialfa-cianoacrilatos de alquilo ou alcoxialquilo". Vai ser ainda entregue o prémio Inventa 2010 ao projecto mais inovador.
Das 75 candidaturas consideradas elegíveis ao Inventa Caixa/INPI, foi seleccionada uma lista de 15 projectos finalistas por um painel de examinadores do INPI. O concurso conta com a participação de várias instituições e empresas, nomeadamente as universidades do Minho, de Coimbra e do Porto, o IST, o ISCTE, a PT Inovação e a Alfama.
O júri é constituído por Jorge Tomé, da CGD, Maria Leonor Trindade, do INPI, Daniel Bessa, da COTEC Portugal, José Honório, do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, Luís Portela, do Health Cluster Portugal, e Diogo Vasconcelos, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. O evento do INPI e da CGD representa também um incentivo, através do reconhecimento público, para que todos os concorrentes e sobretudo os vencedores, continuem a desenvolver e a apostar na sua actividade criativa e espírito empreendedor.
Contactos
TecMinho - Associação Universidade - Empresa para o Desenvolvimento
Tel.: 253510590 | E-mail: tecm@tecminho.uminho.pt
(Pub.Fev/2011)