default-header-news
Academia, 10.02.2011
UMinho acolhe colóquio internacional sobre segurança e higiene no trabalho
UMinho
A Universidade do Minho vai receber esta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, a sétima edição do Colóquio Internacional de Segurança e Higiene Ocupacionais (SHO 2011), agendado para o Auditório Nobre e nos anfiteatros B1.16 e B1.17 da Escola de Engenharia, em Guimarães. O evento tem como principal objectivo debater e aprofundar questões associadas à segurança, à higiene ocupacional, à saúde e ao bem-estar do trabalhador. O programa inclui acima de 30 conferências e, em paralelo, mais de uma centena de intervenções em vários painéis.
Presentes responsáveis da Ordem dos Engenheiros, da ACT e da Agência Europeia para a Segurança e Saúde do Trabalho.

A sessão de abertura, que se realiza às 9h00, conta com a presença do reitor da UMinho, António M. Cunha, do presidente da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO), Sérgio Miguel, do presidente da Autoridade para as Condições do Trabalho e Inspector Geral de Trabalho, José Luís Forte, da coordenadora da Agência Europeia para a Segurança e Saúde do Trabalho, Manuela Calado, do vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, Victor Gonçalves de Brito, e do presidente da Associação Latino Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho, António Cezar Carvalho Benoliel.

Ministro do Trabalho brasileiro fecha sessão de abertura

Este primeiro momento fecha com uma mensagem em vídeo do ministro do Trabalho e do Emprego do Brasil, Carlos Lupi. Prevê-se ainda a presença do assessor do ministro, que integra uma delegação brasileira de 12 elementos de diferentes áreas. O SHO 2011 reúne mais de 300 participantes e cerca de 150 oradores, reforçando a cooperação entre profissionais, docentes e investigadores da área.

Os colóquios SHO organizam-se desde 2005 e são organizados pela SPOSHO, que está sediada no campus de Azurém da UMinho. Esta edição conta com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Politécnica de Catalunha e da Associação Internacional da Segurança Social (França), entre outros.

(Pub.Fev/2011)

Arquivo de 2011