alunos-na-uminho--22
Academia, 28.02.2011
UMinho abre inscrições para as provas dos maiores de 23 anos
UMinho
As pessoas interessadas em ingressar na Universidade do Minho através do concurso especial para maiores de 23 anos podem inscrever-se nas respectivas provas entre a próxima segunda-feira, 28 de Fevereiro, e 11 de Março.


O concurso permite aos maiores de 23 anos que, não tendo frequentado o ensino secundário ou equivalente, desenvolveram competências cognitivas e têm apetência para entrar num curso de licenciatura ou de mestrado integrado.

A prova obrigatória de Língua Portuguesa realiza-se no dia 11 de Maio, enquanto as provas específicas, que variam consoante o curso pretendido, vão realizar-se a 15 de Junho. Haverá ainda uma entrevista e a avaliação do currículo dos interessados, entre 25 e 27 de Julho, sendo as pautas de classificação final afixadas no dia 29 desse mês.

As inscrições decorrem no Gabinete de Apoio ao Acesso (campus de Gualtar, Braga) e nos Serviços Académicos (campus de Azurém, Guimarães), no período normal de expediente. Pede-se a entrega do documento de candidatura, da fotocópia do bilhete de identidade e do currículo académico e profissional, que deve integrar os certificados de habilitações e/ou formação, bem como eventuais comprovativos da actividade profissional e de acções de ordem associativa, publicações ou conferências, entre outros. Mais detalhes sobre este concurso especial, incluindo o regulamento, calendário, boletins, lista de cursos e provas a realizar, podem ser obtidos nos Serviços Académicos ou em http://alunos.uminho.pt.

Mais de 50 cursos ao dispor dos novos públicos

A Universidade do Minho tem ao dispor mais de meia centena de cursos para maiores de 23 anos, sendo 15 deles em regime pós-laboral, abrangendo as escolas de Arquitectura, Ciências, Direito, Economia e Gestão, Engenharia, Psicologia e os institutos de Ciências Sociais, de Educação e de Letras e Ciências Humanas.

A UMinho considera importante relacionar-se com um público mais maduro e com experiências e saberes construídos na multiplicidade das práticas sociais, laborais e culturais, conhecendo as suas necessidades e elaborando respostas flexíveis de abordagem e de aprofundamento desses saberes e práticas. Por outro lado, a cidadania democrática reclama a ultrapassagem de barreiras impeditivas de acesso mais generalizado ao ensino superior, sem colocar em causa critérios de rigor e de responsabilidade no processo de selecção.

Mais informações

Serviços Académicos da UMinho

Sandra Silva

Tel.: 253604590 | E-mail: sandra.silva@saum.uminho.pt

(Pub.Fev/2011)

Arquivo de 2011