O segundo prémio foi a atribuído à ideia de negócio "Neptuno - Detecção Precoce de Afogamento em Piscinas Privadas" dos promotores Nuno Peixoto, Nuno Cardoso, Adriano Tavares e José Mendes. Visa o desenvolvimento de tecnologias, baseadas em visão por computador, capazes de substituir o ser humano na tarefa de vigilância dos utilizadores de piscinas privadas, permitindo a prevenção de acidentes por afogamento. O "Prémio de Empreendedorismo Jovem" foi entregue à DEIFIL Technology dos promotores Andreia Afonso e Manuel Vieira. Tem como objectivo aplicar técnicas modernas de propagação vegetal in vitro para a reprodução de plantas agrícolas ou florestais.
Perto de trinta candidaturas
O júri incluiu representantes do Spinpark, Avelino Pinto, da UMinho, Orlando Petiz, do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Ana Rosas, e da Business Angel, Pedro Aguiar, que atribuiu os prémios monetários e ofereceu serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20.000 euros. Esta terceira edição da SpinUM teve 26 candidatos, sendo que distinguiu projectos de várias áreas, nomeadamente biotecnologia, têxtil, electrónica, física e saúde.
O concurso é co-financiado pelo Programa Operacional Factores de Competitividade (QREN) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Dirige-se à comunidade de investigadores, alunos e antigos alunos da instituição e tem como objectivo premiar e apoiar as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico.
Contacto:
Clara Silva | TecMinho
Tel.: 253510590/6 | E-Mail: csilva@tecminho.uminho.pt
(Pub.Fev/2011)