default-header-news
Academia, 28.02.2011
Programa de Ajuda para Problemas Alimentares
UMinho
Psicólogos da Escola de Psicologia da UMinho, especializados na intervenção em Problemas do Comportamento Alimentar disponibilizam, durante todo o ano, um programa de ajuda.

As pessoas interessadas podem dirigir-se ao Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano, da Escola de Psicologia, ou contactar através do e-mail comportamentoalimentar@gmail.com .


Será que tenho um problema com a alimentação?


Se tens problemas com a alimentação podemos ajudar-te de uma forma simples, gratuita, individual e anónima. Esta iniciativa é promovida por uma equipa especializada na intervenção nas Perturbações do Comportamento Alimentar, que tem desenvolvido diferentes planos de intervenção adequados às necessidades de cada pessoa.


O grupo conhece o comprometimento que as doenças de comportamento alimentar podem ter no dia-a-dia, assim como o desconforto emocional que os problemas com a alimentação podem implicar. Por isso, oferece um programa de ajuda a pessoas com problemas com a alimentação, que privilegia a confidencialidade e individualidade.


Programa de ajuda para perturbações alimentares

As doenças de comportamento alimentar, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, a perturbação de ingestão alimentar compulsiva são problemas que ouvimos falar cada vez com mais frequência. São problemas graves e que perturbam em grande medida a vida daqueles que são afectados por estas doenças. Muitas vezes, uma das principais dificuldades destas doenças, e um dos seus sintomas, é a vergonha e culpa pelo seu comportamento alimentar, sentimentos que, geralmente, levam a que não se procure ajuda.


Por vezes, é também difícil aceder aos centros de tratamento com consultas especializadas por motivos que vão desde as dificuldades de deslocação geográfica até à questão do investimento de tempo e económico inerente. Este género de questões têm vindo a chamar a atenção dos técnicos para encontrar novas formas de fornecer ajuda e tratamento a pessoas com estes problemas. Neste sentido, este programa surge como uma forma de chegar a estas pessoas, fornecendo informação e estratégias que lhes permitam ultrapassar as dificuldades sentidas.


A quem é dirigido este programa?


Este programa é dirigido a pessoas que sintam dificuldades em controlar a alimentação e um grande mal-estar com esta dimensão das suas vidas. Pessoas que sintam dificuldade em controlar e manter uma alimentação equilibrada, com grande preocupação com o peso e forma corporal e um profundo mal-estar com as questões relacionadas com o corpo, a alimentação e a forma corporal.


Contactos:


Escola de Psicologia | Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano

Tel.: 253604245 | E-Mail: comportamentoalimentar@gmail.com

(Pub.Fev/2011)

Arquivo de 2011