Jorge Martínez-Vázquez, da Universidade do Estado da Geórgia, é um dos convidados.
O especialista vai apresentar o tema "Os efeitos económicos, fiscais e políticos da descentralização financeira". A sessão de abertura está marcada para as 10h00 e conta com José António Oliveira Rocha, presidente da EEG da UMinho, Tomaz Dentinho, presidente da APDR e professor da Universidade dos Açores, Francisco Carballo-Cruz e Paulo Mourão, ambos membros da organização e docentes da EEG.
Workshop encerra com a entrega do Prémio Bartolomeu Gusmão
O programa inclui também três sessões intituladas "Finanças Locais", "Finanças Locais e Descentralização Administrativa", "Descentralização Financeira; Empresas Públicas/Empresas Municipais e Parcerias Público-Privadas", bem como uma mesa redonda que prevê a intervenção de José Silva Costa, da Universidade do Porto, de Rui Nuno Baleiras, da UMinho, e de Santiago Lago-Peñas, da Universidade de Vigo.
O workshop encerra às 19h30 no Auditório 0.01 da EEG, com o lançamento do livro "Métodos e técnicas de análise regional" e a entrega do Prémio Bartolomeu Gusmão, que destaca investigações na ciência regional e é atribuído pela APDR. Conta-se ainda as intervenções de Francisco José Veiga, director do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE) da UMinho, José António Cadima Ribeiro, director do Departamento de Economia da mesma instituição, José da Silva Costa, da Universidade do Porto, e Tomaz Dentinho, presidente da APDR. A iniciativa tem o apoio do NIPE.
Para mais informações: http://www.apdr.pt/evento_9/programa_detalhado.html
(Pub.Fev/2011)