default-header-news
Academia, 02.02.2011
Curso Livre em Hábitos Alimentares e Saúde
UMinho
Auditório do Edifício dos Congregados, Escola Superior de Enfermagem - Universidade do Minho. A intervenção em "Estilos de Vida", entendidos como o conjunto de hábitos e comportamentos de resposta às situações do quotidiano, obriga a estratégias de promoção de saúde, multisectoriais e multidisciplinares, ao nível dos seus determinantes, dos quais destacamos a alimentação e a actividade física.

Atenta a estas questões, a Escola Superior de Enfermagem criou um Curso Livre em Hábitos Alimentares e Saúde que tem como principal objectivo sensibilizar os formandos para a temática relacionada com os hábitos alimentares e saúde.


A obesidade surge de sucessivos balanços energéticos positivos, isto é, a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia gasta pelo organismo e, os riscos para a saúde existem mesmo com um pequeno aumento de peso dos indivíduos e não apenas naqueles excessivamente obesos. O excesso de peso e obesidade têm aumentado nas últimas décadas e assumido proporções elevadas, quer em Portugal, quer no mundo. Um estudo desenvolvido por Padez e colaboradores (2004) revelou que a prevalência do excesso de peso e obesidade em crianças portuguesas entre os sete e os nove anos é de 31,5%. Portugal seguiu as tendências dos países mediterrâneos como a Espanha (30%), Grécia (31%) e Itália (36%), assim como tendências mundiais (Mullen, MC & Shield, J, 2004; WHO, 2007). Os custos associados a esta problemática também estão a aumentar, estima-se que o custo associado ao tratamento das consequências da obesidade corresponde a 6% do gasto total dos cuidados de saúde, além dos custos indirectos devido à diminuição da produtividade (WHO, 2007). Em Portugal, considera-se que o custo directo da obesidade em 1999 tenha sido 3,5% das despesas totais de saúde (Pereira, Mateus, & Amaral, 1999).  

Deste modo, impera a necessidade de conhecer a problemática relacionada com os hábitos alimentares e saúde e, equacionar estratégias que travem as implicações e complicações associadas a este determinante de saúde. 

Objectivos do curso

Compreender a importância da alimentação saudável ao longo do ciclo de vida

Adquirir conhecimentos sobre alimentação saudável.

Adquirir competências para a avaliação, diagnóstico e intervenção em saúde alimentar. 

Programa do curso:

Módulo I - Estilos de Vida e Condicionantes de Saúde

Módulo II - Nutrição.

Módulo III - Alimentação e Segurança Alimentar

Módulo IV - Alterações da Saúde Relacionadas com os Estilos de Vida

Módulo V - Trabalho de projecto: uma metodologia de investigação e intervenção

Módulo VI - Workshop Culinária Saudável

Corpo docentes: Prof. Doutor José Precioso, Prof. Doutora Isabel Lage, Prof. Doutora Beatriz Pereira, Mestre Manuela Machado, Mestre Manuela Melo, Mestre Maria José Silva e Dra. Rafaela Rosário.

Destinatários: licenciados

Período de candidatura:  14/02/2011 a 18/02/2011

Período de Inscrições:     23/02/2011 a 25/05/2011

Período lectivo:                03/03/2011 a 07/07/2011

Vagas: 20 (o curso funcionará com um número mínimo de 15 candidatos)

Local de funcionamento:Edifício dos Congregados, Avenida Central - Braga

Horário de funcionamento: segundas-feiras e quintas-feiras (intercaladas) - 16h às 20h

Propinas:300 Euros  (pagamento poderá ser efectuado em 4 prestações de 75 Euros) 

Mais informações:http://www.ese.uminho.pt/Default.aspx?tabid=19&pageid=622&lang=pt-PT

 (Pub.Fev/2011)

Arquivo de 2011