default-header-news
Academia, 21.02.2011
Colóquio do Centro de Física debate a existência de Deus e da vida no universo
UMinho
O anfiteatro da Escola de Ciências da Universidade do Minho, em Braga, acolhe esta quarta-feira, dia 23, às 14h30, a palestra "Um novo olhar sobre as leis da natureza e as constantes universais: pode ainda falar-se de um universo 'bem ajustado'?", proferida pelo professor Alfredo Dinis, da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica. Esta iniciativa está integrada nos colóquios do Centro de Física.
Professor Alfredo Dinis, da Universidade Católica, é o convidado

O objectivo da sessão é saber até que ponto a variabilidade das constantes universais desafia algumas ideias consideradas já definitivas, nomeadamente o princípio de equivalência de Albert Einstein, a possibilidade de existência de vida noutras regiões do universo e o argumento 'do universo bem ajustado' como prova da existência de Deus. A variabilidade das constantes físicas universais tem sido, ao longo da última década, um tema de debate no interior da comunidade científica.


Alfredo Dinis é padre jesuíta. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga) e em Teologia pela Universidade Gregoriana (Itália). Tirou o mestrado e o doutoramento em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Cambridge (Inglaterra). Assume a direcção da Faculdade de Filosofia de Braga, onde coordena a licenciatura em Psicologia e lecciona algumas unidades curriculares de 'Lógica' e 'Cristianismo e Cultura'. É também director da 'Revista Pessoas & Sintomas' e presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas.


Contactos:
Centro de Física


Tel.: 253604060 | E-Mail.: centrodefisica@fisica.uminho.pt


(Pub.Fev/2011)


Arquivo de 2011