Este seria o resultado de um processo de reflexão que explorasse as possibilidades que o filme motiva na construção de outros significados e na aplicação dos conteúdos abordados ao longo do semestre na Unidade Curricular de Desenho de Representação. Pretendia-se que tendo um mesmo referente cinematográfico cada estudante partisse da sua sensação, percepção, interpretação individual e subjectiva como motivação para a concepção de uma abordagem própria no desenvolvimento do projecto.
Foram sugeridos, como base de trabalho, os conceitos de: percepção/representação; realidade /mistério -mistério/aparência; mistério/revelação; ordem/anarquia; processo/significado; realidade/ampliação/ abstracção. Estes resultaram como síntese da apresentação e análise do filme orientada por José António Cunha - investigador em análise cinematográfica e actual Presidente do Cineclube do Porto. Já no desenvolvimento da proposta tivemos também a colaboração do Designer de Moda Miguel Flor, que partilhou não só as suas referências visuais como também o seu processo criativo.
Todas as etapas metodológicas - concepção, formalização e estudos para uma ilustração - estão compiladas num dossier individual sintetizado e apresentado num portefólio que acompanha a peça tridimensional e a ilustração final expostos na presente exposição.
(Pub.Fev/2011)