default-header-news
Academia, 19.01.2011
UMinho recebe Curso de Introdução à Análise de Redes Sociais
UMinho
O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho recebe esta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22, o Curso de Introdução à Análise de Redes Sociais. A iniciativa tem como objectivo familiarizar os participantes com os principais conceitos, teorias, métodos e aplicações da análise de redes sociais (social network analysis). A formação pretende ainda fornecer as ferramentas básicas para a realização de um estudo sobre as redes sociais, através do software UCINET VI. Esta análise permitirá detectar as regularidades sociais, os padrões de interacção, bem como as suas consequências.

O primeiro dia destina-se principalmente à desmitificação de conceitos, às especificidades da abordagem na investigação em análise de redes sociais e aos seus objectivos. Segue-se a apresentação de medidas de centralidade (grau de intermediariedade e de proximidade) e de subgrupos (clique, n-clique, K-plex). No dia 22 será introduzido o quadro teórico necessário para analisar os papéis e posições nas redes sociais.

O curso é leccionado por Marta Pedro Varanda, investigadora auxiliar do ICS, que organiza, há oito anos, cursos intensivos na área, no âmbito do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Esta é uma iniciativa organizada pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e Núcleo de Estudantes do Curso de Sociologia da UMinho.

(Pub.Jan/2011)

Arquivo de 2011