default-header-news
Academia, 28.01.2011
Peritos analisam implicações da globalização na literatura infantil
UMinho
Conferência internacional realiza-se esta sexta-feira e sábado na UMinho Os auditórios do Centro de Multimédia e do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho, em Braga, recebem esta sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de Janeiro, o "Colóquio Internacional Literatura Infantil e Mundo Globalizado". A iniciativa pretende averiguar até que ponto a Literatura Infantil inscreve e interroga as marcas da globalização, um sistema que inclui, no seu espectro semântico, múltiplas acepções nem sempre coincidentes entre si.

Os 42 oradores convidados, provenientes de universidades portuguesas, espanholas e brasileiras, vão aproveitar para debater o significado da globalização nas sociedades actuais e na literatura dedicada a crianças. Numa sociedade globalizada, onde a informação é partilhada a um ritmo alucinante, torna-se importante compreender de que forma a globalização actua e é registada nos livros infantis. O programa integra vários painéis, nomeadamente "Conflitos, Imagens e Valores", "Voz e Acção" ,"Leitura e Lugares" "Representação e Construção Cultural do Género", "Literatura e Consumo", entre outros.

Comissário do Plano Nacional de Leitura na abertura

A sessão de abertura está marcada para as 17h00, no Auditório do Centro Multimédia, e prevê a presença de Fernando Pinto de Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, António M. Cunha, Reitor da UMinho, Leandro Almeida, presidente do IE, Graça Carvalho, directora do Centro de Investigação de Formação de Profissionais de Educação da Criança, e Fernando Azevedo, coordenador da comissão organizadora, que é formada pelo Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança da UMinho e pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

Organização:

Prof. Fernando Azevedo | Tel.: 962767344

(Pub.Jan/2011)

Arquivo de 2011