default-header-news
Academia, De 26.01.2011 a 24.02.2011
Ex-ministros e reitores discutem passagem da UMinho a Fundação
UMinho
O Conselho Geral da Universidade do Minho vai promover um ciclo de debates para reflectir sobre a eventual transformação da instituição numa Fundação. Entre os oradores contam-se os ex-ministros da Educação Eduardo Marçal Grilo e Júlio Pedrosa, os reitores das universidades de Coimbra, Lisboa, Porto e Nova de Lisboa e o presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Alberto Amaral, entre outros.

A matéria é complexa e de grande relevo na sociedade, por isso pretende-se estimular e generalizar um debate aprofundado, participado, dotando a comunidade académica de informação suficiente para poder fazer a melhor escolha para a UMinho.

No próximo dia 26, quarta-feira, sob o mote "Relações das Universidades com o Estado: Concepção do Estado e Política Pública", vão intervir Marçal Grilo e o reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, sob moderação do presidente do Conselho Geral da UMinho, Luís Braga da Cruz. A 10 de Fevereiro, Alberto Amaral e Júlio Pedrosa falam sobre "Modelos de Governação e de Gestão da Universidade" A moderação cabe ao economista e político João Salgueiro.

A 24 de Fevereiro, o ex-ministro da Justiça Laborinho Lúcio modera o painel "O que muda? Vantagens e desvantagens deste modelo", que junta os reitores das universidades de Coimbra, Porto e Nova de Lisboa, respectivamente Fernando Seabra Santos, José Marques dos Santos e António Rendas, o qual também é presidente do CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas). O último debate intitula-se "A Universidade do Minho perante a reforma do Ensino Superior e o Futuro" e conta a 10 de Março com a "prata da casa": o antigo reitor Sérgio Machado dos Santos e os professores Licínio Lima, Jorge Pedrosa e Catarina Serra.

As sessões realizam-se a partir das 17h, no auditório B1 do Campus de Gualtar, em Braga, excepto a de 24 de Fevereiro, agendada para o auditório nobre do Campus de Azurém, em Guimarães. Para assistir em directo, pela Internet, será disponibilizada informação em tempo oportuno em www.conselhogeral.uminho.pt. A proposta de alteração do regime jurídico da UMinho (passando a fundação pública com regime de direito privado) foi apresentada pelo reitor António M. Cunha ao Conselho Geral, que a aceitou a 22 de Novembro de 2010. Cabe agora a este órgão máximo de governo uma deliberação, a qual será tomada após o envolvimento da comunidade académica e da sociedade em geral.

Contactos

Conselho Geral da Universidade do Minho

Tel.: 253601104 | E-mail: sec@conselhogeral.uminho.pt

(Pub.Jan2011)
Arquivo de 2011