default-header-news
Academia, 25.01.2011
Escola de Ciências da Saúde acolhe 200 alunos do secundário
UMinho
Participantes integram actividades laboratoriais ligadas à Biomedicina O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, em Braga, recebe amanhã, dia 26, pelas 10h00, duas centenas de alunos do ensino secundário da região Norte, que vão ser integrados num conjunto de actividades laboratoriais ligadas a diferentes áreas da Biomedicina. Esta iniciativa conta com a colaboração de 50 investigadores do ICVS da UMinho, que ajudaram na concepção e organização das várias sessões.

No laboratório sobre Oncobiologia, os jovens terão a oportunidade de acompanhar a transformação de um tecido normal em tecido tumoral. O objectivo é proceder à análise de DNA de tumores malignos para identificar mutações num oncogene. Esta actividade permitirá analisar as consequências desta mutação em tecidos tumorais, através da visualização da proteína codificada.

A sessão de Neurobiologia assenta no cérebro, órgão que controla o movimento, o sono, a fome, a sede e quase todas as actividades necessárias à sobrevivência. O cérebro apresenta-se ainda como responsável na recepção e interpretação de inúmeros sinais enviados pelo próprio organismo e pelo meio exterior. Pretende-se que os alunos percebam de que forma a realidade envolvente interfere nos sentimentos e nas reacções dos sujeitos. Os participantes poderão ainda usar a levedura como modelo de célula eucariótica para observar os efeitos nocivos da radiação solar e avaliar diferentes protectores solares de uso comum.

Contactos:

Escola de Ciências da Saúde

Gabinete de Divulgação e Imagem

Carlos Brito - 253604901, cpbrito@ecsaude.uminho.pt

Prof. Nuno Osório - 918543120, nosorio@ecsaude.uminho.pt

(Pub.Jan/2011)


Arquivo de 2011