default-header-news
Academia, 31.01.2011
Academia de Dança de Pequim celebra Ano Novo Chinês em Portugal
Uminho
Espectáculos promovidos pelo Instituto Confúcio Central em Pequim em colaboração com o Instituto Confúcio da UMinho realizam-se em Fevereiro, no Colégio D. Diogo de Sousa e no Parque de Exposições de Braga (respectivamente, dias 3 e 4) e no Museu do Oriente, em Lisboa (dia 6)

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho apresenta um espectáculo protagonizado pela Academia de Dança de Pequim no dia 3 de Fevereiro no Colégio D. Diogo de Sousa e 4 de Fevereiro no Grande Auditório do Parque de Exposições de Braga (PEB), assim como no dia 6 de Fevereiro no Museu do Oriente, em Lisboa. As actuações realizam-se no âmbito da Celebração do Ano Novo Chinês.

O espectáculo do dia 3 de Fevereiro, pelas 16h00, terá lugar no auditório do Colégio D. Diogo da Sousa, escola que há vários anos oferece o ensino de Mandarim em colaboração com o Instituto Confúcio da UMinho. No dia 4, pelas 21H30, será realizado outro espectáculo no Parque de Exposição de Braga, orientado para o público em geral. O grupo ainda descolar-se-á a Lisboa para uma actuação no Auditório do Museu do Oriente, no dia 6, pelas 17h00, integrando as numerosas actividades comemorativas do Ano Novo Chinês, promovidas com alunos dos cursos de Licenciatura em Línguas e Culturas Orientais e Mestrado em Estudos Interculturais Chinês/Português, no âmbito de protocolo assinado entre a Fundação Oriente e a UMinho.

A Academia de Dança de Pequim (ADP) foi fundada em 1954, sendo hoje a instituição de ensino superior de dança mais consagrada da China. Oferece formação desde licenciatura a doutoramento em áreas como dança tradicional, dança folclórica, ballet, coreografia, comunicação em arte, design de artes performativas, história da dança, entre outras. O Departamento de Danças Étnicas e Folclóricas da ADP administra cursos conducentes aos graus de licenciatura e mestrado, com o fim de preservar a riqueza cultural da dança das 56 etnias da China, bem como danças folclóricas regionais nas suas diferentes províncias. Tem um grupo de especialistas, investigadores e professores provenientes das várias etnias. O grupo enviado pelo Instituto Confúcio Central para participar nas actividades festivas do Ano Novo Chinês de 2011, em Espanha e Portugal, é formado por membros deste Departamento da ADP.

Mais informações

Instituto Confúcio da Universidade do Minho

Tel.: 253604160 /1 | E-mail: confucio@confucio.uminho.pt | Site: http://www.confucio.uminho.pt/

(Pub.Jan/2011)


Arquivo de 2011