default-header-news
Academia, 16.11.2010
Conselheiro de Estado na UMinho para palestra sobre economia portuguesa
Vítor Bento apresenta livro "O Nó Cego da Economia" na terça-feira, em Braga

A pretexto do seu último livro, "O Nó Cego da Economia - como resolver o principal bloqueio do crescimento económico", o economista e Conselheiro de Estado Vítor Bento vem à Universidade do Minho na próxima terça-feira, dia 16 de Novembro , pelas 14h30 , para discutir as encruzilhadas da economia portuguesa. O debate vai ser moderado pelo professor Luís Aguiar-Conraria, vice-presidente da Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho. A sessão vai ter lugar no Auditório 1.01 da EEG, no Campus de Gualtar, em Braga.

Vítor Bento, também presidente da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), é das pessoas que mais tem contribuído para a discussão e análise dos problemas da economia portuguesa, em particular o excesso de endividamento. Em "O Nó Cego da Economia" aprofunda uma ideia já presente no seu livro "Perceber a crise para encontrar o caminho", sobre o facto de a estagnação da economia portuguesa e o seu elevado défice externo estarem associados à perda de importância do sector transaccionável relativamente ao sector não-transaccionável.

As duas causas para esta alteração terão sido a perda do instrumento cambial e o aumento da procura provocado pela descida das taxas de juro, ambas resultantes da participação de Portugal no euro: a impossibilidade de utilizar as desvalorizações impediu a correcção dos termos de troca em favor do sector transaccionável; a forte descida das taxas de juro aumentou a procura dos bens não transaccionáveis e de importações.

Contactos

Prof. Luís Aguiar-Conraria

Tel.: 253604587 | E-mail: lfaguiar@eeg.uminho.pt

Arquivo de 2010