programa-z
Academia, 29.10.2010
Seminário "As Acessibilidades em Espaços Públicos"
Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
O serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), convida todos os interessados a participar no seminário "As Acessibilidades em Espaços Públicos"

O seminário pretende sensibilizar os cidadãos para a importância da temática do acesso de deficientes a espaços públicos, na necessária disponibilização de serviços públicos e gratuitos que proporcionem o seu acesso à informação e formação ao longo da vida, contribuindo para a literacia e inclusão social. Pretende-se também divulgar o serviço BAI desenvolvido e prestado pela Biblioteca atendendo às necessidades especiais dos frequentadores do espaço, numa perspectiva de inclusão nos espaços públicos.


O BAI constitui um serviço público de apoio ao deficiente visual (mais especificamente), pautado pelos princípios de equidade no acesso à informação e à cultura a todos os cidadãos, equipado com tecnologia especializada e documentação em Braille. Apoio esse concretizado a nível individual e institucional, para o que concorre destacadamente a parceria estabelecida com a ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, delegação de Braga e o Gabinete para a Inclusão da UMinho.

O seminário conta na sessão de abertura com a presença da Presidente do Conselho Directivo (CD) da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Pró-Reitora da UMinho Professora Doutora Paula Cristina Martins, e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Dra. Ilda Carneiro (Vice-Presidente do CD da BLCS). Vão estar presentes oradores ligados à temática em destaque, Alfredo Cardoso (Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara de Braga), Filipe Azevedo (Secretário da Direcção da Delegação de Braga da ACAPO e responsável pelo pelouro das acessibilidades); Dra. Ana Maria Magalhães (professora especializada em deficiências graves/auditivas na Escola Secundária Carlos Amarante); Dra. Susana Vale (Serviço de Leitura Especial da Biblioteca de Gaia); Professora Doutora Maria da Graça Guedes (UMinho); Mestre Lino Manuel Urbano, consultor; Dra. Sandra Estêvão (responsável pelo Gabinete para a Inclusão (GPI) da UMinho; Dr. Leonardo Silva (Licenciado em História - Ramo Educacional, Professor na Escola Secundária Carlos Amarante e Agrupamento de Escolas de Maximinos); e Dr. Aquilino Rodrigues (Especialista em tecnologias de apoio para a deficiência visual). Serão dados destaques a alguns equipamentos/tecnologias de apoio à leitura, por algumas empresas nacionais do ramo.

A entrada e participação no seminário são gratuitas, e será atribuído a cada participante um diploma de participação. As inscrições podem ser feitas directamente no balcão da BLCS, através de impresso próprio, ou através de formulário online, disponível em: http://www.blcs.pt/portal/ seminario.aspx .


O programa geral segue em anexo.

(Pub. Out/2010)

Arquivo de 2010