Este serviço, já existente nas restantes residências
universitárias da Universidade do Minho, vai de encontro às
elevadas expectativas criadas pelos alunos alojados nas
residências e enquadra-se na linha orientadora destes serviços
que é "proporcionar aos estudantes as melhores condições de
frequência do ensino superior e de integração e vivência social e
académica", afirma o administrador dos SASUM, Eng. Carlos
Silva.
Esta foi a última das residências dos SASUM a ser dotada com esta infra-estrutura, algo que já estava programado no âmbito de outras obras estruturantes de requalificação, e segundo o responsável pelo projecto, do Sector de Informática dos SASUM, Eng. Rui Rebelo "nesta residência já existiam alguns espaços onde o acesso à Internet sem fios estava disponível desde 2002, como são os casos das salas de estudo do Piso -1 e do Bar da Residência". Com esta intervenção, os residentes, para além do acesso à internet estar disponível em todos os espaços, no interior da Residência, os alunos podem ainda "aceder à rede nos espaços circundantes do exterior", afirma.
Para a concretização deste projecto, que envolveu uma verba que rondou os 30.000 euros, os SASUM contaram ainda com a colaboração do Serviço de Comunicações da Universidade do Minho ao nível da configuração e instalação dos equipamentos, sendo que a maior dificuldade com que se debateram "foi, sem dúvida, o cumprimento dos prazos definidos para esta intervenção", refere Rui Rebelo.
Pretendia-se que os trabalhos fossem concluídos antes da entrada dos novos residentes, para evitar transtornos e ter o serviço disponível no arranque do novo ano lectivo "conseguimos cumprir as metas definidas em cada fase do projecto e concluí-lo dentro dos prazos estabelecidos" declarou o responsável da Informática dos SASUM.
Com esta mais-valia para as residências universitárias, ganha o serviço e ganham os estudantes alojados. Segundo feedback recebido os residentes têm congratulado os Serviços por esta intervenção e por estes "estarem atentos às suas solicitações".