res-az-570
Academia, 26.10.2010
SASUM terminam processo de implementação de rede wireless nas Residências Universitárias.
UMinho
No inicio do mês de Outubro, ficou concluída a obra executada pelos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), que tinha por objectivo dotar a Residência de Azurém de infra-estruturas de rede wireless que permitissem aos alunos que ali residem aceder à Internet sem sair dos quartos onde estão alojados.


Este serviço, já existente nas restantes residências universitárias da Universidade do Minho, vai de encontro às elevadas expectativas criadas pelos alunos alojados nas residências e enquadra-se na linha orientadora destes serviços que é "proporcionar aos estudantes as melhores condições de frequência do ensino superior e de integração e vivência social e académica", afirma o administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva.

Esta foi a última das residências dos SASUM a ser dotada com esta infra-estrutura, algo que já estava programado no âmbito de outras obras estruturantes de requalificação, e segundo o responsável pelo projecto, do Sector de Informática dos SASUM, Eng. Rui Rebelo "nesta residência já existiam alguns espaços onde o acesso à Internet sem fios estava disponível desde 2002, como são os casos das salas de estudo do Piso -1 e do Bar da Residência". Com esta intervenção, os residentes, para além do acesso à internet estar disponível em todos os espaços, no interior da Residência, os alunos podem ainda "aceder à rede nos espaços circundantes do exterior", afirma.

Para a concretização deste projecto, que envolveu uma verba que rondou os 30.000 euros, os SASUM contaram ainda com a colaboração do Serviço de Comunicações da Universidade do Minho ao nível da configuração e instalação dos equipamentos, sendo que a maior dificuldade com que se debateram "foi, sem dúvida, o cumprimento dos prazos definidos para esta intervenção", refere Rui Rebelo.

Pretendia-se que os trabalhos fossem concluídos antes da entrada dos novos residentes, para evitar transtornos e ter o serviço disponível no arranque do novo ano lectivo "conseguimos cumprir as metas definidas em cada fase do projecto e concluí-lo dentro dos prazos estabelecidos" declarou o responsável da Informática dos SASUM.

Com esta mais-valia para as residências universitárias, ganha o serviço e ganham os estudantes alojados. Segundo feedback recebido os residentes têm congratulado os Serviços por esta intervenção e por estes "estarem atentos às suas solicitações".

Texto: Ana Coimbra
anac@sas.uminho.pt

(Pub. Out/2010)
Arquivo de 2010