dpp-21926
Academia, 13.10.2010
Ao som das latas
Guimarães
Milhares de estudantes da Universidade do Minho encheram ontem as ruas da cidade de Guimarães para a tradicional "Latada". O resultado do esforço dos caloiros foi conhecido à noite, após a actuação de Toy, no Multiusos de Guimarães.



A partir da uma tarde caloiros e doutores começavam a dar forma a um desfile de cor e alegria que encheu as ruas de Guimarães durante toda a tarde. Os primeiros a chegar foram os alunos de Ciências de Comunicação que gritavam para todos os que se juntavam para os ouvir, o orgulho de ser estudante minhoto.

Foi diante da muralha medieval, onde se lê "aqui nasceu Portugal", que os novos alunos, reunidos curso a curso, cantaram o hino nacional e deram início à tradicional latada. As muitas horas de espera não reduziram a alegria dos estudantes que cantaram até cair a noite.


Toy surpreende


A noite começou ao som da Afonsina, Tuna de Engenharia da Universidade, que animou os presentes no Multiusos de Guimarães. Aos poucos o recinto ia ficando mais composto, mas aquém de números registados em anos anteriores.


Em Braga as filas para os transportes ultrapassavam, à uma da manhã, os 300 estudantes. Catarina Carvalho aguardava à uma hora e meia na fila e mostrava o seu desagrado. "Deviam estar disponíveis mais autocarros ou um cruzamento mais eficaz entre eles. Está imenso frio e estamos mais alunos aqui à espera do que os que já devem estar no pavilhão", afirmou.

Depois dos hinos e serenatas da Afonsina seguiu-se a actuação de Zézé Fernandes e Toy. Este último era o cabeça de cartaz do segundo dia da recepção ao caloiro e surpreendeu os muitos estudantes que se reuniram para o ouvir. Toy cantou os seus temas mais conhecidos e envolveu os alunos no ambiente festivo. Para o cantor isto "é a prova que os jovens conhecem e ouvem a música popular portuguesa". Toy elogiou o espírito académico da comunidade minhota por entrar na dinâmica do espectáculo, cantando e elevando cartazes com o seu nome, e frisou que se pudesse "voltava já amanhã".


No fim do animado concerto de Toy, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Luís Rodrigues, anunciou o curso vencedor da Latada de 2010. Línguas e Culturas Orientais arrecadou o terceiro lugar e Engenharia Civil ficou em segundo. Já LTSI (Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação) foi galardoado com o primeiro lugar do pódio, pela performance no desfile.

Os resultados não desanimaram os outros cursos que continuaram noite dentro em festa, ao som de United Soul Brothers.


A festa dos caloiros termina hoje, com a actuação De Anquim e Pedro Abrunhosa, antecedidos pela Tuna da Universidade do Minho. O derradeiro som da fesa ficará a cargo do DJ Miguel Rendeiro.


Texto: Ana Paula Magalhães

(Pub. Out/2010)

Arquivo de 2010