default-header-news
Academia, 10.09.2010
Sistema de Apoios a Infra-Estruturas Científicas e Tecnológicas
A experiência de gestão do Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro)

O Sistema de Apoios a Infra-Estruturas Científicas e Tecnológicas (SAICT) visa, entre outros objectivos, promover a afirmação de instituições de I&D e de empresas a nível nacional e internacional, através da criação ou expansão de infra-estruturas tecnológicas, da capacitação do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e da sua interacção com o tecido produtivo. Para isso, procura estimular a criação de uma rede coerente de equipamentos e infra-estruturas em instituições de investigação científica e tecnológica, consolidar e desenvolver redes de equipamento científico de uso comum e fortalecer a capacidade de resposta das infra-estruturas existentes.

O SAICT financia infra-estruturas tecnológicas (incluindo equipamentos e a racionalização de redes) e infra-estruturas científicas (construção e equipamento de novas instalações, adaptação, actualização e expansão de equipamentos científicos) em instituições do ensino superior, universitário e politécnico e em instituições públicas com actividades de I&D.

Tendo em devida conta o interesse deste tema, a Escola de Engenharia promove a palestra ?Sistema de Apoios a Infra-Estruturas Científicas e Tecnológicas - A experiência de gestão do Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro )? na qual intervirão 2 responsáveis ao mais alto nível pelo programa na Região Centro que detêm um conhecimento operacional e de gestão da maior relevância para todos os membros da Universidade do Minho que pretendam utilizar o mesmo programa, que tem essencialmente o mesmo enquadramento na Região Norte. Em particular, serão referidos os Parques de Ciência e Tecnologia e as Infra-estruturas Científicas e Tecnológicas. Esta é, pois, uma oportunidade única para informação e conhecimento sobre possíveis investimentos estratégicos em infra-estruturas e equipamentos científicos.

Esta palestra contará, assim, com as intervenções de:

§Presidente da Escola de Engenharia;

§Professora Ana Maria Abrunhosa , Vogal Executiva da Comissão Directiva do Mais Centro, Vice-Presidente da CCDR_C;

§Engº Luís Manuel Filipe , Sub-Director Geral e Secretário Técnico do Mais Centro.

(Debate alargado a toda a assistência)

Esperamos poder contar com a vossa presença.


(Pub. Set/2010)

Arquivo de 2010