default-header-news
Academia, 01.10.2010
Centros Médicos da UMinho com novas valências
UMinho
A partir de 1 de Outubro de 2010 os Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM) disponibilizarão novas valências de apoio clínico nos dois Centros Médicos situados nos Campi de Gualtar e Azurém. Entre os novos serviços estarão enfermaria, apoio clínico aos estudantes, apoio psicológico aos estudantes e Medicina do trabalho para trabalhadores.

Os serviços agora implementados surgiram como uma necessidade face ao número de pessoas existentes nos Campi, tal como referiu o Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva ''são uma pequena cidade onde vivem diariamente mais de 20.000 pessoas''. O objectivo das medidas agora implementadas ''é criar um suporte de serviços básicos que facilite a vida a toda a Comunidade Académica, em serviços de primeira linha'', afirma o responsável dos SASUM.


Na área da enfermaria serão p
restados cuidados de enfermagem a toda a comunidade académicaem várias áreas. Sendo que os actos de enfermagem praticados não terão qualquer custo para o utente, quando realizados no âmbito de acidentes que decorram na UMinho, fora deste âmbito e como referiu o Administrador ''com a dinâmica de funcionamento do serviço serão definidas as taxas para os serviços que estamos a desenvolver''.A enfermaria do Centro Médico, no Campus de Gualtar, estará aberta de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 19h. Em Guimarães funcionará no Complexo Desportivo de Azurém, no gabinete médico de segunda a sexta-feira, entre as 10h às 13h e das 14h as 18h.


No que ao apoio clínico diz respeito, este
é essencialmente um serviço de medicina preventiva, disponível apenas para alunos deslocados da UM, os quais têm as consultas gratuitas. A assistência médica é efectuada por médicos contratados pelos SASUM. Em Braga as consultas realizam-se às terças-feiras entre as 14h00 e as 17h30. Em Guimarães às terças-feiras entre as 13h30 e as 16h30.


O Apoio psicológico é essencialmente, e nesta fase prestado aos estudantes, durante o qual são feitas consultas de avaliação, e encaminhamento para acompanhamento psicológico. Em Gualtar é feito à segunda-feira, das 9h às 13h e das 14h às 16h; terças e quartas-feiras das 9h às 13h e sextas-feiras das 9h às 11h. Em Azurém decorre às quintas-feiras entre as 14h e as 18h. Relativamente a este serviço, Carlos Silva afirma que ''
está previsto apoio psicológico a toda a comunidade a preços reduzidos a partir de Janeiro, através de um protocolo acordado entre os SASUM e a Escola de Psicologia''. Para já este é apenas para alunos, e só os alunos bolseiros usufruírem de atendimento psicológico comparticipado, sendo a percentagem de desconto no pagamento das consultas ''directamente proporcional ao valor da bolsa recebida''. O preço de consulta com comparticipação oscila entre os 2.5euros e os 16euros.

Os SASUM pretendem com isto enuma primeira fase, assumir claramente a resolução dos cuidados básicos de enfermagem na UMinho, potenciando colaborações com as diferentes escolas (Enfermagem e Medicina), e numa segunda fase criar canais, com parcerias públicas e privadas, que facilitem o acesso aos cuidados de saúde de toda a comunidade académica em todas as valências médicas.

O Administrador está certo que a comunidade vai aderir positivamente a estes serviços afirmando quenão tem dúvida que ''à medida que vão conhecendo os nossos serviços a comunidade irá aderir, pela qualidade, facilidade e preços dos serviços fornecidos''.

Nota: Para marcação de consultas e outras informações consultar http://www.sas.uminho.pt/ (Apoio Clínico )


(Pub Set/2010)

Arquivo de 2010