O projecto de investigação-acção premiado intitula-se ?Pensar globalmente e agir localmente na prevenção dos acidentes rodoviários: A sinistralidade na ?curva do Feira Nova?: Passado, Presente e Futuro?".
Resumo do trabalho
A sinistralidade é um problema grave, muito difundido no nosso país, mas que tem vindo a ser atenuado, graças aos esforços preventivos protagonizados por várias instituições (e pessoas individualmente consideradas). Apesar das melhorias registadas nesta matéria, persistem problemas cuja resolução implica o conhecimento das suas causas. De uma forma geral, os acidentes rodoviários estão relacionados com o comportamento do condutor, com o estado do veículo e com as condições da via.
No que se refere a este último factor, constata-se que ainda existem em Portugal muitos "pontos negros" e "zonas de acumulação de acidentes". É assim importante identificar e analisar as causas dos acidentes nesses locais e implementar medidas para resolver o problema. Neste trabalho, analisam-se as causas dos acidentes numa zona considerada por uns como "ponto negro" e por outros como uma "zona de acumulação de acidentes", situada na cidade de Braga. Para determinar as causas dos acidentes no local, foram feitos vários estudos que envolveram metodologias distintas (desde entrevistas a responsáveis pela segurança rodoviária de Braga, passando pela observação do tipo naturalista no local, realizada em "horas de ponta" e a uma análise de imagens do Google Earth).
Com base nesses estudos concluiu-se que a curva objecto deste estudo está mal construída e que as modificações mais recentes efectuadas no local (tais como a abertura de novas ruas que confluem à avenida principal) só agravaram o problema. Uma das principais causas para os sinistros, muito apontada pelos responsáveis entrevistados e constatada no estudo observacional, é o excesso de velocidade a que os automobilistas circulam. Das medidas apontadas pelos nossos entrevistados e das que nos parecem mais eficazes para controlar o problema dos acidentes na zona, destacamos a colocação de radares de controlo de velocidade em toda a avenida, como forma de impedir o excesso de velocidade que é, conforme já foi referido, a grande causa dos acidentes (sobretudo os mais graves) naquela e noutras zonas do país.
Os dados da evolução da sinistralidade registada na segunda circular no Porto mostram uma redução apreciável do número de acidentes depois da colocação destes dispositivos de controlo de velocidade, o que comprova a sua eficácia. Seguindo a máxima "Ninguém cometeu erro maior do que aquele que nada fez porque era pouco o que podia fazer", decidimos estudar este local, elaborar o trabalho e enviar uma carta a todos os responsáveis pelo trânsito em Braga, no sentido de os alertar para o problema. Nessa carta são explicitadas as medidas correctivas emergentes deste estudo. Um artigo num jornal será igualmente uma forma de alertarmos os responsáveis e a população em geral para este problema. Pensamos que esta metodologia de análise dos pontos negros deve ser divulgada e adoptada por instituições escolares, sobretudo na área de projecto, como forma de desenvolver a cidadania dos alunos e o seu envolvimento na resolução de problemas que afectam todos.
Mais informações
em: http://www.fjuventude.pt/a-
Contactos
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Prof. José Precioso
Tel.: 253604273 /8
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(Pub. Ago/2010)