Trata-se do maior evento científico nacional no domínio das Geociências e acontece a cada quatro anos. A presente edição reúne mais de 250 participantes, integra três conferências plenárias, mais de 300 comunicações e uma excursão de campo ibérica. Vai ter lugar no Complexo Pedagógico I do Campus de Gualtar, em Braga.
Os principais conferencistas convidados são Nils-Axel Morner, investigador da Universidade de Estocolmo, especialista em alterações climáticas e conhecido pelas suas opiniões antagónicas ao pensamento internacional dominante; Rui Dias, professor da Universidade de Évora e director do Centro Ciência Viva de Estremoz, especialista nas grandes transformações geológicas que afectam o planeta e reputado comunicador da Ciência; e José Martins Carvalho, geólogo com vasta experiência nacional e internacional no sector privado, especialista na prospecção e gestão do recurso mais fundamental e ameaçado da actualidade - a água.
Em simultâneo com o VIII Congresso Nacional de Geologia vão decorrer três actividades: A Terra e a Escola (13 de Julho), uma acção de divulgação das Geociências destinada a alunos do ensino secundário; Geoexpo (12-14 de Julho), uma mostra de entidades relacionadas com a Geologia em Portugal; e 30º Curso de Actualização de Professores de Geociências (14 a 16 de Julho), numa colaboração entre o Departamento de Ciências da Terra da UMinho e a Associação Portuguesa de Geólogos, que envolve 60 docentes dos ensinos básico e secundário de todo o país.
Mais informações
em: http://www.dct.uminho.pt/
Contactos
Escola de Ciências da Universidade do Minho
Departamento de Ciências da Terra
Prof. José Brilha
Tel: 253604300/ 6
E-mail: cng2010@dct.uminho.pt
(Pub. Jul/2010)