A Universidade do Minho recebe, anualmente, cerca de 500 alunos de intercâmbio. Na tentativa de melhor acolher e integrar os novos alunos, o programa proporciona-lhes um sistema de apoio, auxílio e orientação ao associar um aluno da UMinho a cada estudante estrangeiro. Pretende-se, assim, tornar o processo de adaptação, por vezes difícil, num período de descoberta.
Missão:Cada Padrinho/Madrinha ERASMUS deverá desempenhar um papel essencial no processo de integração dos estudantes estrangeiros na comunidade estudantil minhota, assim como na sociedade e cultura portuguesa, em complementariedade com o trabalho desenvolvido tanto pelo Gabinete de Relações Internacionais como pelos Coordenadores Académicos Erasmus.
Espera-se que cada Padrinho/Madrinha assuma uma atitude pró-activa perante esta nobre missão e auxilie da melhor forma possível o seu/sua afilhado/a na adaptação académica, cultural e social. Perspectiva-se que se comprometam para com o seu/sua afilhado/a, no contacto inicial, na organização de actividades nos primeiros dias, no acompanhamento e comunicação frequentes, na disponibilização de informação e auxílio e na criação de uma atmosfera de integração.
Perfil:
- sensibilidade intercultural;
- curiosidade por conhecer outras culturas e realidades;
- consciência da representatividade institucional deste papel;
- espírito de entreajuda e partilha;
- disponibilidade e interesse em fazer novos amigos.
Vantagens:
- oportunidade de conhecer novas culturas e realidades;
- melhorar o nível linguístico;
- partilhar conhecimentos e vivências;
- beneficiar de uma experiência internacional sem se mover;
- contribuir para a internacionalização dos campi ;
- promover a imagem da Academia e do País;
- reconhecimento desta actividade paralela academicamente validada no ponto 6.1. do Suplemento ao Diploma.
Procedimento de candidatura:A ficha de candidatura deverá ser enviada ou entregue no Gabinete de Relações Internacionais (gri@gri.uminho.pt ).
Prazo de candidatura: 30 de Julho de 2010.
NOTA:Entenda-se por "ERASMUS" todos os alunos estrangeiros que vêm efectuar um período de mobilidade/intercâmbio na Universidade do Minho, independentemente do país de origem.
Será importante realçar que no próximo ano lectivo a Universidade do Minho irá receber, no âmbito da Acção 2 do Programa Erasmus Mundus, mais de 200 alunos provenientes dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Camboja, Chile, China, Cuba, Indonésia, Laos, Mongólia, Myanmar, Paraguai, Peru, Tailândia, Uruguai, Venezuela e Vietname, em que 60% frequentarão o 2º e 3º ciclos.
Para mais
informações, contactar o Gabinete de Relações Internacionais no
Campus de Gualtar ou Azurém ou consultar o site http://www.gri.uminho.pt/OUT
).
Fonte: GRI
(Pub. Jun/2010)