Durante a cerimónia proceder-se-á à entrega formal - tal como previsto no auto de doação do fundo documental da Casa do Avelar - do catálogo da Casa do Avelar, entretanto elaborado pelo Arquivo Distrital. O tratamento técnico durou 14 meses, tendo sido feito um estudo orgânico funcional do acervo documental e catalogados, classificados e acondicionados todos os documentos deste arquivo, de modo a poderem ser consultados por investigadores e demais interessados.
A cerimónia contará com intervenções do Reitor da Universidade do Minho, Prof. Doutor António M. Cunha, e do Director do Arquivo Distrital de Braga e da Biblioteca Pública de Braga, Dr. Elísio Maia Araújo. Seguir-se-á uma conferência sob o título "Os arquivos de família e as fontes documentais da vida quotidiana: o exemplo do arquivo da Casa do Avelar", pela Dra. Ana Maria Macedo. Será depois realizada uma visita à sala que alojará o arquivo da Casa do Avelar e que passará a designar-se como Sala Dr.ª Maria da Assunção Jácome de Vasconcelos.
Cinco séculos de património
O arquivo da Casa do Avelar é constituído por um importante conjunto de documentos produzidos entre os séculos XV e XX, distribuídos pelos domínios patrimonial, genealógico e pessoal, que permitem reconstituir a história de uma das mais antigas famílias de Braga, que habita a Casa do Avelar há quase 500 anos, onde aquele arquivo se conservou até hoje, sem dispersão ou desmembramento.
Contactos
Arquivo Distrital de Braga (ADB) / Universidade do Minho
Dr. Elísio Maia Araújo (director)
Tel.: 253601177 /8
E-mail: sec@adb.uminho.pt
(Pub. Jun/2010)