A capital do Brasil, que celebra este ano o cinquentenário da sua inauguração, é a síntese de um longo processo de maturação e debate. A arquitectura de Lucio Costa e Oscar Niemeyer consolidou a forma base da cidade e fixou-se no imaginário do mundo inteiro como imagem da modernidade e síntese do século XX. A conferência "Paradigmas urbanísticos de Brasília", prevista para o próximo dia 18 de Maio, às 18h, no Auditório 1 da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, fará uma revisão desse processo de construção da cidade e apresentará pistas para a compreensão do debate em torno de Brasília contemporânea. A entrada é gratuita.
A conferencista Sylvia Ficher é arquitecta pela Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde fez o Curso de Especialização em Restauro e Conservação de Monumentos Arquitectónicos (1974). Obteve o Master of Science in Historic Preservation (1978) pela Columbia University, Nova Iorque, e é Doutora em História Social (1989) pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Fez Pós-Doutoramento em Sociologia (1990-92) na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris.
Desde 1982 é professora da Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de Brasília, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino de arquitectura e profissão de arquitecto, urbanização do Distrito Federal e arquitectura e urbanismo de Brasília. Desenvolve ainda estudos de cunho teórico sobre história urbana, estética e crítica arquitectónica. De entre os seus livros, destacam-se Arquitetura Moderna Brasileira (1982), em co-autoria com Marlene Milan Acayaba, Guiarquitetura de Brasília (2000), em co-autoria com Geraldo Nogueira Batista, e Os Arquitetos da Poli (2005), este último agraciado com o Prémio Clio 2005, da Academia Paulistana de História.
A organização do evento cabe à Ordem dos Arquitectos ? Secção Regional Norte e ao Movimento 41º, com parceria da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e da Casa da Música, no Porto. Sylvia Fisher vai ainda apresentar a 17 de Maio, pelas 22h, na Sala 2 da Casa da Música do Porto, a conferência "Brasília histórica 50 anos". O entrada é a 3 euros. Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". O programa está sujeito a alteração, sem aviso prévio.
Mais
informações: http://www.oasrn.org/cultura.
(Pub. Mai/2010)